ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DO CAMPO SITUADAS NO MUNICÍPIO DE ERECHIM-RS
Resumo
A pesquisa teve como objetivo compreender o Trabalho Docente a partir do estudo sobre quais são, como se caracterizam e como se articulam os diferentes elementos constitutivos do trabalho de professores que atuam em Escolas do Campo localizadas na área rural no município de Erechim/RS. As fontes de informação foram sujeitos (Professores em serviço em Escolas e membros de Equipes Diretivas das Escolas do Campo localizadas no Município de Erechim/RS). Para a coleta de informações utilizou-se como instrumentos de pesquisa questionário eletrônicos (Gogle Form). A mostra de pesquisa foi constituída por quatro professores. Considerando a análise dos dados concluímos que o Trabalho Docente é compreendido pelos sujeitos pesquisados de forma reducionista, limitado ao Trabalho Didático, ou seja, ao desenvolvimento de ações/atividades relativas ao processo de ensino e aprendizagem A formação continuada, pesquisa, supervisão docente e gestão precisa ser compreendida como elementos constitutivos do Trabalho Docente não apenas pelos professores, mas também pelos atores que elaboram as políticas públicas educacionais que organizam e regulamentam o trabalho dos professores. Assim, a carga horária destinada a regência será menor, e parte do tempo será destinado aos outros elementos que constituem Trabalho Docente.
Copyright (c) 2021 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).