ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DO CAMPO SITUADAS NO MUNICÍPIO DE ERECHIM-RS

  • Cassiara Fátima Souza Bez Universidade Federal da Fronteira Sul/ Bolsista Voluntário no PIBID
  • Lisandra Almeida Lisovski
Palavras-chave: trabalho docente; educação do campo; educação básica; trabalho didático; trabalho escolar.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender o Trabalho Docente a partir do estudo sobre quais são, como se caracterizam e como se articulam os diferentes elementos constitutivos do trabalho de professores que atuam em Escolas do Campo localizadas na área rural no município de Erechim/RS. As fontes de informação foram sujeitos (Professores em serviço em Escolas e membros de Equipes Diretivas das Escolas do Campo localizadas no Município de Erechim/RS). Para a coleta de informações utilizou-se como instrumentos de pesquisa questionário eletrônicos (Gogle Form). A mostra de pesquisa foi constituída por quatro professores. Considerando a análise dos dados concluímos que o Trabalho Docente é compreendido pelos sujeitos pesquisados de forma reducionista, limitado ao Trabalho Didático, ou seja, ao desenvolvimento de ações/atividades relativas ao processo de ensino e aprendizagem A formação continuada, pesquisa, supervisão docente e gestão precisa ser compreendida como elementos constitutivos do Trabalho Docente não apenas pelos professores, mas também pelos atores que elaboram as políticas públicas educacionais que organizam e regulamentam o trabalho dos professores. Assim, a carga horária destinada a regência será menor, e parte do tempo será destinado aos outros elementos que constituem Trabalho Docente.

Publicado
08-10-2021