A SAÚDE COLETIVA NO CURSO DE MEDICINA NA UFFS, CAMPUS CHAPECÓ: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES

  • Victória Galletti dos Santos Arraes Universidade Federal da Fronteira Sul / Acadêmica
  • Karina Castilhos Bastos
  • Graciela Soares Fonsêca
Palavras-chave: Educação Médica, Saúde Coletiva, Ciências da Sa´úde

Resumo

 O objetivo do projeto é revelar a percepção dos estudantes de graduação em medicina da UFFS, Campus Chapecó, sobre a inserção da saúde coletiva, como campo de saberes e práticas, na formação médica. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos participantes foram estudantes de todas as fases do curso de medicina da UFFS, Campus Chapecó. O material coletado foi analisado pela Hermenêutica e Dialética. Para muitos estudantes, o conceito de Saúde Coletiva gira em torno da legislação e do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), não abrangendo o campo de saberes e práticas de uma forma aprofundada e ampla. Notou-se que os estudantes  confundem os conceitos de Saúde Coletiva enquanto campo  de conhecimentos e saberes com o Componente Curricular (CCR) de Saúde Coletiva. Foi citada a importância do conhecimento de Saúde Coletiva para saber trabalhar com os procedimentos e burocracias do SUS e para saber atuar para além de um ponto de vista técnico focado nos adoecimentos, e estudantes frisaram a importância de compreender a produção social do processo saúde-doença e os determinantes sociais em saúde. Também foram descritas as questões de humanização no atendimento e da relação médico-paciente. 

Publicado
15-10-2021