MEDIAÇÕES PARA MOVIMENTOS SOCIAIS NO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
Movimentos Sociais, Mediação, Teoria Ator-RedeResumo
Os movimentos sociais fazem parte da formação histórica da fronteira sul do Brasil, estando presentes nas esferas políticas e na vida de muitas de pessoas que atuam nas diversas organizações. No trabalho em questão, nos dedicamos no estudo da mobilização social contra o projeto da Usina Hidrelétrica de Machadinho em Carlos Gomes (RS) e da comunidade de Lajeado Pepino (Viadutos - RS), que em conjunto com a Comissão Regional dos Atingidos por Barragens protagonizaram diversas mobilizações com as populações que seriam afetadas. Para além da vitória contra o projeto, que mudou a instalação da Usina para outro local, a organização política e social dessas comunidades viraram referência no Brasil. Utilizamos como auxílio teórico os estudos do antropólogo Bruno Latour, com o intuito de apropriar-se da teoria Ator-Rede e do conceito de mediação como ferramentas de análise para o caso em específico. Outras bibliografias clássicas em movimentos sociais também foram utilizadas para embasar a pesquisa, bem como foram realizados estudos de campo e de documentos da época.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).