PERFIL DO PROFISSIONAL DOCENTE QUE ATUA NO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PORTO ALEGRE

  • Thomas Kaue Vidal Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim
  • Robson Olino Paim
Palavras-chave: Educação básica, Escolas públicas, Formação docente, Geografia, Porto Alegre.

Resumo

 

PERFIL DO PROFISSIONAL DOCENTE QUE ATUA NO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PORTO ALEGRE

 

 

THOMAS VIDAL, ROBSON OLINO PAIM.

INTRODUÇÃO:

            O objetivo do projeto perfil do profissional docente que atua no componente curricular de geografia nas escolas públicas de educação base de Porto Alegre proporcionou uma investigação na educação básica, visando a qualidade do ensino da geografia nas escolas públicas da Capital do Rio Grande do Sul. Iniciando-se a pesquisa em julho de 2020, logo encerrando-se em 11/05/2021, em virtude do falecimento do professor e orientador do projeto Robson Olivino Paim.

            A finalidade da investigação não foi destinada apenas a conceber dados quantitativos sobre os profissionais que lecionavam geografia nas escolas de ensino básico de Porto Alegre, mas sim, ressaltar futuras reflexões sobre o como anda o ensino das ciências geográficas na capital gaúcha.

Objetivo geral: Traçou-se o perfil do docente que compõe o componente curricular de geografia nas escolas públicas de educação básica de Porto Alegre, no período de 2007 a 2016.

 

 METODOLOGIA

Inicialmente devemos levar em consideração a morte do orientador da pesquisa Robson Olino Paim, o incidente afetou diretamente os resultados obtidos na conclusão do subprojeto.

No primeiro momento após a aprovação do edital, norteado pelo orientador Robson Paim, conduziu-se uma jornada de estudos entre livros, artigos e palestras para o aperfeiçoamento da investigação.

O projeto de pesquisa foi dividido em 3 partes:

Entrevistas realizadas com os egressos da PUC/RS e URGS e levantamento de dados;

Análise e tratamento dos dados obtidos (início do edital PES-2020-0474);

Comparação e cruzamento dos dados obtidos nas entrevistas e na plataforma CultivEduca, tabulação e construção de gráficos e tabelas de caráter comparativo.

             Porém, a investigação iniciou-se anteriormente ao edital PES-2020-0474, partindo diretamente para a 2º etapa do projeto, onde seria feita a análise e tratamento dos dados obtidos através das entrevistas realizadas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apesar disso, os resultados das entrevistas realizadas previamente ao edital não foram disponibilizados pelo orientador.

A obtenção dos dados sobre a quantidade de discentes e suas respectivas formações acadêmicas, foi estabelecida através da plataforma CultivEduca da UFRGS. Logo, foi evidenciado as informações sobre as formações dos docentes, sendo possível elaborar tabelas e gráficos. Comparando o acréscimo e ausência de vagas, formação dos professores e quem integrava o componente curricular de geografia nas escolas públicas da Capital Gaúcha. Recorte feito apenas nos anos de 2011 a 2016, conforme os dados disponíveis na plataforma.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

CRUZAMENTO DE DADOS DA PLATAFORMA CULTIVEDUCA:

COMPARAÇÃO DOS DOCENTES QUE INTEGRAVAM O COMPONENTE

CURRICULAR DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, ANOS

FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PORTO ALEGRE DE 2011 A 2016.

Em 2011 as EEEF anos finais do ensino fundamental integravam 375 profissionais que lecionavam o componente curricular de geografia. Tendo entre eles 136 docentes licenciados em geografia. Em 2016 as EEEF anos finais do ensino fundamental detinham 335 docentes na área de geografia. Sendo eles 111 licenciados em geografia, 1 bacharel em geografia e 223 profissionais que atuavam no componente curricular sem ter formação na área da geografia.

 

CRUZAMENTO DE DADOS DA PLATAFORMA CULTIVEDUCA:

COMPARAÇÃO DOS DOCENTES QUE INTEGRAVAM O COMPONENTE

CURRICULAR DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO ALEGRE DE 2011 A 2016.

No ano de 2011 o componente curricular de geografia nas EEEM era composto por 180 profissionais. Tendo entre eles 99 licenciados em geografia e 1 bacharel na área. Já em 2016 as EEEM detinham cerca de 209 professores de geografia, sendo que mesmo o número de vagas tendo ampliados. Foram preenchidos por profissionais sem formação em geografia. Ou seja, em comparação com 2011, o número de licenciados em geografia passou de 99 para 85 em 2016.

 

CRUZAMENTO DE DADOS DA PLATAFORMA CULTIVEDUCA:

COMPARAÇÃO DOS DOCENTES QUE INTEGRAVAM O COMPONENTE

CURRICULAR DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM PORTO ALEGRE DE 2011 A 2016.

As EMEF anos finais do ensino fundamental operavam com um total de 141 docentes que lecionavam geografia no ano de 2011. Entre eles estavam 41 licenciados e 2 bacharéis em geografia. Em concordância com os dados, no ano de 2016 foi acrescido o número de vagas disponíveis no componente curricular de geografia. Consequentemente o número de profissionais formados em geografia também cresceu passando de 43 em 2011, para 70 em 2016 somando entre eles 5 bacharéis e 67 licenciados em geografia.

 

CRUZAMENTO DE DADOS DA PLATAFORMA CULTIVEDUCA:

COMPARAÇÃO DOS DOCENTES QUE INTEGRAVAM O COMPONENTE

CURRICULAR DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO ALEGRE DE 2011 A 2016.

Na época analisada em 2011 as EMEM detinham uma totalidade de 7 profissionais que lecionavam a disciplina de geografia. Composto por 5 licenciados em geografia, 1 bacharelado em ciências sociais e 1 licenciado em história. No ano de 2016. Esse número foi reduzido de 7 profissionais em 2011 para 4 em 2016. Destacando-se 3 licenciados em geografia e 1 licenciado em história.

 

CONCLUSÃO

Tornou-se evidente o decréscimo de 2011 à 2016 entre os profissionais que integravam o ensino de geografia nos anos finais nas EEEF de Porto Alegre. Na comparação dos licenciados em geografia, nos anos de 2011 a 2016, é perceptível a redução. Em 2011 havia 136 profissionais licenciados em geografia, passando para 112 entre licenciados e bacharéis em geografia no ano de 2016. Ou seja, além da redução do espaço ocupado pelos docentes com formação em geografia, houve da mesma forma uma redução no número total de profissionais que integravam este componente curricular de geografia na rede estadual de ensino básico.

No ano de 2011 o corpo docente que lecionava geografia nas EEEM da Capital Gaúcha,

somava um total de 180 profissionais licenciados e bacharéis em geografia, totalizados 100 profissionais. Acompanhados de 44,44% dos docentes que possuíam formação em outro curso superior. Em concordância com os dados obtidos em 2016, ampliou-se o número de docentes que atuavam no componente curricular de geografia nas EEEM de Porto Alegre. Apesar disso o número de licenciados em geografia passou de 99 em 2011 para 85 em 2016.

As EMEF, na modalidade anos finais do ensino fundamental de 2011 a 2016, usufruíram

do aumento no componente curricular de geografia, passando de 141 profissionais que lecionavam geografia em 2011 para 150 em 2016. Consequentemente o número de graduandos em geografia, que participam do componente curricular das EMEF anos finais do ensino fundamental, ampliou-se de 43 em 2011 para 72 em 2016. As EMEM resistiram a escassez de vagas e docentes no componente curricular de geografia durante o período de 2011 a 2016. Passando de 7 em 2011 para 4 em 2016, sofrendo com a falta de 3 profissionais, tendo entre eles 2 licenciados em geografia.

Tornando-se imprescindível a manutenção do projeto de pesquisa: PERFIL DO

PROFISSIONAL DOCENTE QUE ATUA NO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PORTO ALEGRE., a vista que com a conclusão do PES-2020-0474, foi traçado apenas dados quantitativos dos profissionais que lecionavam geografia nas escolas de educação básica de Porto Alegre de 2011 a 2016.

Objetivando futuras análises sobre como anda o ensino de geografia nas escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre, pretendendo identificar o lugar ocupado pelos egressos de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul de 2007 a 2016. Compreender o que leva a retirada dos licenciados em geografia a deixarem a sala de aula, junto com o que motiva licenciados em outras áreas do conhecimento a preencher as vagas disponíveis no componente curricular de geografia das escolas de ensino básico.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação básica; Escolas públicas; Formação docente; Geografia; Porto Alegre;

 

REGISTRO PRISMA: PES-2020-0474

 

FINANCIAMENTO: FAPERGS.

 

REFERÊNCIAS:

COSTELLA, Roselane Zordan. Movimentos para (não) dar aulas de Geografia e sim capacitar o aluno para diferentes leituras. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André (Org.). Movimentos no ensinar geografia. Porto Alegre: Editora Imprensa Livre, 2013, p. 63-74.

FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Brasil: Paz e Terra, 1986. 302 p.

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiO9cu34XxAhWzGLkGHVgRBY4QFjAAegQIBxAD&url=https%3A%2F%2Fedisciplinas.usp.br%2Fpluginfile.php%2F4955745%2Fmod_resource%2Fcontent%2F1%2FHuberman-m-o-ciclo-de-vidaprofissional-.pdf&usg=AOvVaw1OpHV4t3CiwykCZMneJ48C . Acesso em: 05 jul. 2021.

MORAES, Antônio Carlos Robert et al. Geografia crítica: a valorização do espaço. São Paulo: Hucitec, 1984. (Geografia: teoria e realidade. Série Linha de Frente). Disponível em: https://ihgb.org.br/pesquisa/biblioteca/item/12924-geografia-cr%C3%ADtica-a valoriza%C3%A7%C3%A3o-do-espa%C3%A7o-ant%C3%B4nio-carlos-robert-moraes,-wanderley-messias-da-costa.html . Acesso em: 05 jul. 2021.

NOVOA, Antonio et al. Vidas de professores: o ciclo de vida profissional dos professores. Brasil: Porto Editora, 1995. 30 p. Tradução: Maria dos anjos caseiro, Manuel figueiredo ferreira. Disponível em:

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Brasil: Editora Vozes, 2012. 325 p. Tradução Francisco Pereira. Disponível em:  https://www.google.com.br/books/edition/Saberes_docentes_e_forma%C3%A7%C3%A3o_profission/a9gbBAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover . Acesso em: 05 jul. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Marie Jane Soares Carvalho, Breno Gonçalves Bragatti Neves, Rafaela da Silva Melo. Cultiveduca. Brasil no. BR512014001340-5, 18 mai. 2014, 25 jan. 2016. Disponível em: http://cultiveduca.ufrgs.br/pg.index.html .

Publicado
08-10-2021