PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NA MACRORREGIÃO OESTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Resumo
O objetivo foi analisar as práticas desenvolvidas pelos (as) enfermeiros (as) de Santa Catarina atuantes no enfrentamento da COVID-19. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como método de análise o Discurso do Sujeito Coletivo, realizado com 12 enfermeiros gestores que atuavam no enfrentamento do Coronavírus. A coleta de dados foi em 2020 via formulário google forms. Após a leitura, análise e agrupamentos dos dados, surgiram quatro Ideias Centrais: 1) legado de Florence Nightingale para a prática da enfermagem contemporânea; 2) fragilidades da enfermagem e a capacidade técnica e operacional; 3) possíveis estratégias para o fortalecimento do SUS e a qualificação das práticas de enfermagem; 4) potencialidades identificas na conjuntura da pandemia da covid-19. Como resultados observou que as teorias de Florence permanecem atual diante do cenário da pandemia; o Sistema Único de Saúde é fundamental para a organização dos serviços e práticas de enfermagem, mas, os enfermeiros relataram grande insatisfação e desvalorização profissional frente as condições de trabalho e renda o que prejudica a qualidade das práticas de enfermagem desenvolvidas. Apesar das fragilidades apontadas, a capacidade de adaptação da enfermagem diante das dificuldades, e o novo olhar da sociedade frente ao protagonismo profissional aparecem como destaques.
Copyright (c) 2021 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).