ESTUDO DO EFEITO DO CAMPO ELÉTRICO NO ENCAPSULAMENTO DE NANOPARTÍCULAS COM POTENCIAL APLICAÇÃO MEDICINAL
Palavras-chave:
Nanotecnologia, ultrassom, biopolímerosResumo
A nanotecnologia, vem sendo implantada exponencialmente na produção de fármacos a base de biopolímeros, apresentando uma eficiência no carreamento dos potenciais ativos. O presente trabalho tem por finalidade, explorar os efeitos causados, pela aplicação de uma força externa (campo elétrico) em diferentes condições e amplitudes sob as nanopartículas, procurando estudar se há alterações nas propriedades físicas destes nanocompósitos, que produzam uma reestruturação das partículas aumentando a eficiência no encapsulamento, ou uma liberação controlada do fármaco. As nanopartículas foram produzidas pelo método de ultrassonografia, o biopolímero utilizado foi o dextrin (maltodextrin) retirado do amido do milho, o potencial ativo encapsulado pelas nanopartículas de dextrin é a fosfatidilcolina. Os principais resultados mostram que, as nanopartículas a base de Dextrin, encapsularam a fosfatidilcolina, apresentando uma boa estabilidade, porém o campo elétrico não apresentou grandes mudanças no comportamento destas nanopartículas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).