IMPACTO DA EXPRESSÃO DE PD 1 NA SUSCEPTIBILIDADE E OCORRÊNCIA DE MASTITE BOVINA DURANTE O PERÍODO PÓS PARTO- DADOS PRELIMINARES

  • Higor Henrique Cogo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luana Carolina Bachmann Gregolin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maiara Garcia Blagitz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Júlia Luiza Inácio da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Eduarda Artuso Schnorr Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Sistema Imune, Saúde, Glândula mamária, antimicrobianos

Resumo

O período pós parto é considerado crítico para as novilhas leiteiras. A mastite é uma enfermidade que causa prejuízos a cadeia produtiva do leite. Alguns estudos descrevem que a ocorrência da mastite em novilhas é maior do que em multíparas. Logo, o objetivo do trabalho é investigar o papel da morte programada 1(PD-1) e do ligante da morte programada 1 (PD-L1) na susceptibilidade e ocorrência de mastite clínica e subclínica durante o pós parto. Após a aprovação do CEUA, foram selecionadas 30 novilhas da raça holandesa em fase de pré-parto. A coleta de sangue foi realizada vinte e um dias antes do parto (M0), no dia do parto (M1), em que além do sangue passou a se coletar amostras de leite, sete dias após o parto(M2), quinze (M3) e trinta dias após o parto (M4). As amostras de sangue e de leite serão processadas e analisadas a partir de técnicas e exames laboratoriais. Na propriedade os casos clínicos de mastite clínica foram monitorados e tratados segundo um protocolo pré-estabelecido. Contudo, espera- se encontrar a relação do PD-1 na susceptibilidade e ocorrência de mastite no pós parto, possibilitando encontrar uma nova e eficaz terapia de controle a infecção intramamária.

Biografia do Autor

Higor Henrique Cogo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduando em Medicina Veterinária e bolsista de iniciação científica pela Universidade Federal Da Fronteira Sul (UFFS), campus de Realeza- Paraná. Concluiu o Ensino Médio juntamente com o curso profissionalizante em Técnico em Agropecuária na instituição do Centro Estadual De Educação Profissional do Sudoeste Do Paraná, participou como bolsista de ensino médio do projeto de extensão e iniciação científica denominado " Avaliação Das Condições Higiênicas Dos Estabelecimentos Fornecedores De Produtos Cárneos Para A Alimentação Escolar De Francisco Beltrão", vinculado ao projeto "Qualidade Da Alimentação Escolar De Francisco Beltrão- Pr: Ações Para As Boas Práticas De Manipulação".

Luana Carolina Bachmann Gregolin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Realeza (PR). Bolsista em projetos de pesquisa, voluntária monitoria acadêmica e projetos de extensão e cultura na UFFS. Estágio Curricular realizado na Unidade Didática Clínico Hospitalar (UDCH) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - FZEA USP - Campus Pirassununga - SP. Atualmente cursa mestrado no Programa de Pós Graduação em Saúde, Bem- estar e Produção animal sustentável na Fonteira Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Maiara Garcia Blagitz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), Mestrado em Clínica Veterinária (2007) e Doutorado em Ciências (2011), ambos realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Veterinária (PCVet) do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ - USP). Foi professora substituta no curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina (UFPR - Palotina) (2011 - 2013), docente e pesquisadora no curso de Medicina Veterinária da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Xanxerê, coordenadora e docente permanente do Grupo de Trabalho para elaboração da proposta de implantação do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Xanxerê (UNOESC - Xanxerê) (2013 - 2015). Atualmente é docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza (UFFS - Realeza), coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul - PPG-SBPAS (UFFS-Realeza). Atua na área de Clínica Médica de bovinos e de pequenos ruminantes, com ênfase em enfermidades da glândula mamária e imunologia clínica das principais enfermidades bacterianas e víricas de ruminantes.

Júlia Luiza Inácio da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Participou com voluntária em grupos de estudos, e projetos de pesquisa. Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq, atualmente é acadêmica de Medicina Veterinária na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza-Pr.

Maria Eduarda Artuso Schnorr, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui ensino médio completo no Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy (2017), possui experiência no ramo profissional em vendas, participou de projeto social voluntário pelo Interact Club de Francisco Beltrão patrocinado pelo Rotary e atualmente cursa Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Publicado
12-10-2021