A VISÃO DE CIÊNCIA E DE CIENTISTA EM NOTÍCIAS SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS E A COVID 19: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO CTS
Resumo
Ao considerar a ênfase da atividade científica e dos/as cientistas neste momento histórico a nível mundial, e as implicações da ampla divulgação destas visões, a problemática de investigação desse projeto foi identificar a visão da Ciência e de cientista disseminada pela mídia referente à Pandemia da COVID-19. O objetivo principal da pesquisa foi identificar como a Ciência e os/as Cientistas são caracterizados em notícias referentes ao novo Corona Vírus (SARS-COV 2) e à Pandemia da COVID-19 divulgadas pela mídia jornalística. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de caráter exploratório (LÜDKE; ANDRÉ, 2013) e se caracteriza como documental, pois usou como fonte de pesquisa meios de divulgação jornalísticos, compostos por dois jornais diários de ampla circulação nacional, em meio eletrônico. O período de publicações considerado foi de março a dezembro de 2020, no qual foram selecionadas as notícias que contemplavam os critérios: a) se vincule à Pandemia da COVID-19; e b) faça referência à Ciência, e/ou Cientistas e/ou instituições de pesquisa. As notícias foram codificadas com a letra N seguida de um número. Selecionamos ao total 64 notícias nos dois jornais. A análise dos excertos das notícias ocorreu pela aproximação das temáticas presentes nos mesmos, e os resultados foram organizados em duas categorias finais, elaboradas posteriormente, as quais foram intituladas: 1) O desenvolvimento da ciência na Pandemia e 2) Aspectos sobre os/as cientistas. Na primeira categoria estão abordados elementos referentes as instituições e redes de pesquisa, o financiamento da ciência, a influência das relações de gênero na atividade científica e os avanços no conhecimento sobre o coronavírus, a COVID-19 e a vacina. A segunda categoria, denominada Aspectos sobre os/as cientistas, destaca como a atividade científica se organizou na Pandemia e as características dos/as cientistas. Ainda são encontradas compreensões da ciência com uma perspectiva salvacionista, com aspectos de neutralidade, mas também há destaque para questões contextuais como o financiamento das pesquisas e a desigualdade de gênero.
Copyright (c) 2021 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).