COLORAÇÕES DE MALHAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE Physalis peruviana L. NO SISTEMA ORGANICO DE PRODUÇÃO

  • Larissa Demetrio Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Claudia Simone Madruga Lima
Palavras-chave: Physalis, Cultivo organico, malhas de sombreamento

Resumo

A Physalis ou fisalis (Physalis peruviana L.) é uma fruta exótica da família das Solanáceas, devido seu formato coberto pelo cálice e seu valor de mercado é atrativa aos consumidores e produtores. O cultivo de frutíferas não tradicionais com alto valor agregado, como a Physalis está cada vez mais difundido entre os agricultores, principalmente os familiares (EINHARDT et al., 2017).

O cultivo comercial da cultura exige cuidados específicos para garantir à qualidade dos frutos e a produtividade do pomar, sendo necessária a adoção de técnicas de manejo como a cobertura de solo, o tutoramento, controle de pragas e doenças entre outras práticas culturais (MUNIZ et al., 2011;). Práticas culturais influenciam nas características qualitativas e quantitativas das frutas. Uma das práticas utilizadas é o emprego malhas ou telas de sombreamento. As malhas podem ser encontradas em diferentes cores e porcentagens de sombreamento, e entre as mais utilizadas estão as com coloração preta, vermelha, branca, prata etc (SEYEDEH et al., 2019).As malhas coloridas podem influenciar positivamente no desenvolvimento de diversas culturas, filtrando a radiação solar a fim de promover respostas fisiológicas específicas que são reguladas pela luz, podendo proporcionar aumento de produtividade e qualidade das frutas (BRANT et al., 2009).

Quando se trata do manejo ou práticas culturais a respeito da cultura da Physalis ainda há muitas dúvidas. Como fruto apresenta uma aparência única que desperta atenção e possui alto valor de mercado, técnicas ou práticas que favoreçam devem ser utilizadas. Entre as técnicas que podem ser testadas está o uso de malhas ou telas de sombreamento.

Biografia do Autor

Larissa Demetrio Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul

Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Larajeiras do Sul, Paraná.

Publicado
08-11-2021