PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE ROBÓTICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Rafaelle Larisa de Arruda Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Milton Kist
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Robótica Educacional, Linguagens de Programação, Formação Continuada.

Resumo

De acordo com atividades que envolveram o Pensamento Computacional, podem ser incluir várias possibilidades de abordagem, entre elas podemos ter o uso de narrativas digitais e analógicas, introdução a programação e robótica (eletrônica) educacional. Mas nesse contexto, este trabalho possui como objetivo avaliar o uso da Robótica de baixo custo para fins educacionais, como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, associado a conteúdos curriculares específicos da área da tecnologia em escolas. Buscando trazer conceitos e além de teorias de como desenvolver um projeto experimental com a utilização da placa ou microcontroladores, incluindo metodologias ágeis para o protótipo para que o mesmo saia no esperado.  Especificamente a BNCC destaca a valorização dos conhecimentos construídos no mundo digital em sua primeira competência geral, na segunda, ressalta a importância de fomentar nos estudantes a resolução de problemas e a criação de soluções, inclusive tecnológicas e, na competência número cinco explicita a necessidade de trabalhar com o tema tecnologias.

Publicado
15-10-2021