PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE ROBÓTICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Robótica Educacional, Linguagens de Programação, Formação Continuada.Resumo
De acordo com atividades que envolveram o Pensamento Computacional, podem ser incluir várias possibilidades de abordagem, entre elas podemos ter o uso de narrativas digitais e analógicas, introdução a programação e robótica (eletrônica) educacional. Mas nesse contexto, este trabalho possui como objetivo avaliar o uso da Robótica de baixo custo para fins educacionais, como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, associado a conteúdos curriculares específicos da área da tecnologia em escolas. Buscando trazer conceitos e além de teorias de como desenvolver um projeto experimental com a utilização da placa ou microcontroladores, incluindo metodologias ágeis para o protótipo para que o mesmo saia no esperado. Especificamente a BNCC destaca a valorização dos conhecimentos construídos no mundo digital em sua primeira competência geral, na segunda, ressalta a importância de fomentar nos estudantes a resolução de problemas e a criação de soluções, inclusive tecnológicas e, na competência número cinco explicita a necessidade de trabalhar com o tema tecnologias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).