DESENVOLVIMENTO DE BANDEJAS EXPANDIDAS BIODEGRADÁVEIS

  • Davi luiz koester UFFS
  • Vania Zanella Pinto
Palavras-chave: Biodegradável, termoexpansão, bandejas, amido.

Resumo

Cotidianamente, procura-se minimizar os impactos causados por polímeros derivados do petróleo sobre o meio ambiente, ao exemplo do poliestireno expandido (EPS, nome comercial Isopor®), amplamente utilizado na produção de embalagens de uso único. Quando os materiais plásticos são descartados incorretamente geram enormes volumes de lixo, e quando incinerados liberam toxinas cancerígenas, como as dioxinas (SCHMIDT, 2006). Nesse contexto, pode ser feito o uso de materiais biodegradáveis que tem a capacidade comprovada de se decompor no ambiente no qual é descartado, sendo assim uma alternativa promissora. Estas embalagens devem, dentro de 18 meses a 3 anos, serem eliminados por ações do meio ambiente, enzimas, metabolismos de fungos e bactérias, resultando em CO2 e água (ALVES, 2012). 

Portanto, matérias-primas agroindustriais tornam-se substitutos promissores para os polímeros plásticos convencionais. Entre estes, o amido se destaca por um baixo custo inicial e ampla disponibilidade.  O amido possui a capacidade de expandir-se quando aquecido em presença de umidade, formando espumas de baixa densidade, sua camada externa apresenta uma parede celular pequena e fechada e seu interior uma estrutura com grandes e muitos poros (SOYKEABKAEW; THANOMSILP; SUWANTONG,2015).

O processo de expansão térmica resulta em estruturas com peso reduzido e baixa densidade. A estrutura porosa dos materiais expandidos fornece outras funcionalidades, como isolamento (SJÖQVIST; BOLDIZAR; RIGDAHL, 2010), maior capacidade de absorção de água, porém, resistência mecânica reduzida. Em contraste, compósitos à base de amido, contendo fibras de celulose exibem propriedades melhoradas que superam essas desvantagens, e sua produção também tem atraído grande interesse (SCHMIDT; LAURINDO, 2010; VERCELHEZE et al., 2012).

 Assim, há grande interesse para a elaboração de produtos biodegradáveis (CHIELLINI et al., 2009). As bandejas expandidas de amido podem ser empregadas como substitutos para bandejas de EPS para produtos secos, pois são suscetíveis à umidade. Mesmo assim, o uso de materiais à base de amido pode auxiliar no desenvolvimento de produtos de bom desempenho e baixo custo (VERCELHEZE et al., 2013) pra embalagens de uso único como bandejas de transporte, copos descartáveis, caixas de ovos e outros.

Publicado
19-10-2021