COMPREENSÕES DE CURRÍCULO E DE PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO/RS
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar as compreensões de currículo, e, de participação no processo de construção de políticas curriculares, de professores da área de Ciências da Natureza (CN). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada pela revisão de literatura e análise documental na qual adotamos a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e seus colaboradores por possibilitar compreender a política curricular. A pesquisa é pertinente considerando que o município de Cerro Largo/RS tem sido espaço de ações voltadas aos processos de formação inicial e continuada de professores da área de CN. Para tanto, defende-se que a interpretação dos discursos curriculares, contribui para o desenvolvimento de reflexões acerca das fragilidades e potencialidades do sistema educacional global e local e, possibilita que as práticas realizadas na escola sejam repensadas. Como resultados identificamos que as compreensões dos professores expressas nos estudos realizados indicam duas categorias: a) professores entendem as políticas como propostas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento do ensino em sala de aula; b) professores reconhecem dificuldades na execução do que está proposto nas políticas curriculares. Há aspectos positivos no que tange aos processos de construção de políticas curriculares no Brasil, mas ainda identificamos reflexões que incitam aspectos a serem melhorados.
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