OS APPS COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Julia de Oliveira Lange Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Ana Paula Butzen Hendges Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: TIDC; Ensino de Física; Interatividade; Formação de professores.

Resumo

O estudo da Astronomia é fundamental para que possamos compreender o surgimento do Universo, bem como esses estudos influenciam em determinadas tecnologias utilizadas no dia a dia, como, por exemplo, a Internet. Vivemos em uma geração de nativos digitais, ou seja, a geração que apresenta grande domínio sobre as tecnologias. Então, nesse contexto, a utilização dessas tecnologias em sala de aula, pode potencializar o ensino-aprendizagem. Há o conhecimento de que são vários os meios para inserir o Ensino de Astronomia em sala, embora a visualização de conteúdos seja limitada, uma que vez que o acesso à observatórios é baixo, sendo assim, visamos compreender com que objetivos e como se apresentam os materiais didático-pedagógico sobre Astronomia nos ambientes virtuais de aprendizagem móvel nos App’s. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral, buscar por aplicativos educacionais de Astronomia, verificar a aptidão ao Ensino e, a partir daí, construir um catálogo digital, com o intuito de que este fique disponível na Internet para que auxilie professores na escolha da melhor ferramenta de apoio, além de promover a visualização de conteúdos aos alunos.

Publicado
12-10-2021