DESVENDANDO AS FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA ABORDAGEM DE INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE PROPRIEDADES FIGURAIS E DO SOFTWARE GEOGEBRA

  • Lunna Consoli UFFS
  • Danieli Binotto
  • Bárbara Cristina Pasa
Palavras-chave: Estudo de funções, Ensino Médio, Interpretação global, Representações semióticas, GeoGebra

Resumo

As atividades de esboçar e compreender curvas de funções demandam o conhecimento e a conversão dos diferentes registros de representação semiótica. Fundamentado nisso, Raymond Duval propõe a abordagem de interpretação global de propriedades figurais, em que a compreensão significativa de uma curva também exige a identificação de variáveis visuais (registro gráfico) e unidades simbólicas (registro algébrico), assim como os seus reflexos. Portanto, nesta pesquisa, problematizou-se o estudo de funções no ensino médio a partir da abordagem de interpretação global, visando uma compreensão efetiva da dinamicidade deste objeto. Seguiu-se, então, um caminho alternativo que utiliza as taxas de variação da função como recurso de interpretação global, encontradas por meio da noção de infinitésimos. Além da questão semio-cognitiva, fez-se uso dos recursos do software GeoGebra, a fim de possibilitar a visualização da representação, construção e identificação das propriedades das funções em meio gráfico. Para tanto, realizou-se investigações bibliográficas orientadas, resolução de questões sobre as funções do ENEM e atividades gráficas no GeoGebra. O trabalho com caminhos alternativos permite olhares diferenciados sobre funções e possibilita que, mesmo no ensino médio, estudantes sejam capazes de expandir suas habilidades de estudo com auxílio de teorias de aprendizagem intuitivas que intencionam a autonomia no campo matemático.

Publicado
26-10-2021