O CORPO HUMANO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA RECOMENDADOS PELO PNLEM

  • Isabele Gamarra de Freitas UFFS
  • Erica do Espirito Santo Hermel
  • Eliane Gonçalves dos Santos
Palavras-chave: Análise; Livro-Didático; Corpo Humano

Resumo

Abordar o assunto do corpo humano em sala de aula, contribui para que os estudantes entendam como os seres humanos organizam-se, desenvolvem-se e reproduzem-se. Além disso, pode fornecer respostas aos jovens sobre as mudanças físicas durante seu crescimento. Para estudar tal conteúdo nas aulas de Ciências, o professor dispõe do livro didático (LD). Mas um problema referente ao LD é que ele estimula o mecanicismo tratando o corpo humano como uma máquina e apresentando-o fragmentado, atemporal.

Nesse contexto se fazem necessárias as pesquisas envolvendo os livros didáticos, pois, embora sejam constantemente alvos de críticas, eles ainda constituem o material mais utilizado para a aprendizagem, devido à ampla acessibilidade para professores e alunos (FRIZON et al., 2009).

Assim, esse estudo se deve ao fato de que o conteúdo e as imagens fazem parte do contexto de significação conceitual na Educação Básica, daí a necessidade de se analisar profundamente os conceitos implícitos e explícitos nas linguagens verbal e imagética, no livro didático.

 

Publicado
18-10-2021