RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO HABITADO ATRAVÉS DA MEMÓRIA E NARRATIVA EM PAUL RICOEUR
Palavras-chave:
Narrativa. Espaço habitado. Memória. Arquitetura.Resumo
A pesquisa buscou analisar alguns conceitos-chave da filosofia de Paul Ricoeur, a saber: tempo, espaço habitado, narratividade e arquitetura, entre outros. A partir de um estudo embasado na hermenêutica do espaço, pretendeu-se fomentar a reflexão acerca dos cenários intersubjetivos que compõem um determinado lugar.
Ao analisar o conceito de espaço habitado, pelo viés filosófico, percebeu-se que há um conjunto de elementos e fatores intrínsecos e extrínsecos que podem estar envolvidos no processo de construção espacial. Essa releitura se faz importante para compreender o tema do espaço construído e aquilo que pode ser reedificado e ressignificado.
Assim, tempo, memória, espaço e narrativa são alguns elementos que fazem parte da construção arquitetural e histórica de uma cidade. Essa releitura se faz importante para compreender aspectos da narrativa que, por sua vez, permite ressignificar o mundo vivido. Paul Ricoeur, em sua obra A Memória, a História e o Esquecimento, reforça esses conceitos como essenciais para analisar as condições formais e mutações sobre o espaço e temporalidade de um determinado lugar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

