RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO HABITADO ATRAVÉS DA MEMÓRIA E NARRATIVA EM PAUL RICOEUR

  • Bruna Provensi Bonamigo UFFS
  • Elsio José Corá
Palavras-chave: Narrativa. Espaço habitado. Memória. Arquitetura.

Resumo

A pesquisa buscou analisar alguns conceitos-chave da filosofia de Paul Ricoeur, a saber: tempo, espaço habitado, narratividade e arquitetura, entre outros. A partir de um estudo embasado na hermenêutica do espaço, pretendeu-se fomentar a reflexão acerca dos cenários intersubjetivos que compõem um determinado lugar.

Ao analisar o conceito de espaço habitado, pelo viés filosófico, percebeu-se que há um conjunto de elementos e fatores intrínsecos e extrínsecos que podem estar envolvidos no processo de construção espacial. Essa releitura se faz importante para compreender o tema do espaço construído e aquilo que pode ser reedificado e ressignificado.

Assim, tempo, memória, espaço e narrativa são alguns elementos que fazem parte da construção arquitetural e histórica de uma cidade. Essa releitura se faz importante para compreender aspectos da narrativa que, por sua vez, permite ressignificar o mundo vivido. Paul Ricoeur, em sua obra A Memória, a História e o Esquecimento, reforça esses conceitos como essenciais para analisar as condições formais e mutações sobre o espaço e temporalidade de um determinado lugar.

Publicado
18-10-2021