POTENCIAL DE CONTROLE DE AZEVÉM (Lolium multiflorum) COM ÓLEOS ESSENCIAIS
Palavras-chave:
Cymbopogon sp.; Baccharis articulata; Melissa officinalis.Resumo
O azevém (Lolium multiflorum) é uma planta daninha muito importante para o sul do Brasil. O método de controle mais utilizado para essa espécie é o químico, quem vem enfrentando alguns problemas, sendo necessário a busca de novas tecnologias seu controle. Nesse sentido, foi conduzido um ensaio com objetivo de avaliar o efeito de óleo essencial de cintronela (Cymbopogon nardus), de eucalipto (Eucalyptus sp.), da laranja (Citrus sinensis), do capim-limão (Cymbopogon citratus), da carqueja (Baccharis articulata) e do capim-cidreira (Melissa officinalis) sobre o azevém (Lolium multiflorum). Os tratamentos foram compostos por um fatorial 6x5, com os óleos essenciais das espécies citadas e doses (0,5, 10, 25 e 50 g L-1). Foram semeadas 30 sementes de azevém sobre papel de germinação, em caixas “gerbox” onde foram adicionados as doses dos óleos essenciais. Foram avaliadas as o percentual de plântulas normais, comprimento da parte aérea e comprimento do sistema radicular das plântulas. Os óleos essenciais causam elevada redução do processo de germinação e crescimento das plântulas, inviabilizando totalmente a germinação nas maiores doses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).

