CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Larissa Medeiros Nascimento Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS
  • Laura Souza Flores Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS https://orcid.org/0000-0002-8018-3331
Palavras-chave: Contituição docente, saberes docentes, formação profissional, práticas pedagógicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa Residência Pedagógica (RP) aos professores da área de Ciências da Natureza, a partir dos trabalhos publicados nos sites eletrônicos Google Acadêmico, Portal de Teses e Dissertações da Capes e Periódicos Capes, no período de 2015 a 2020, com a finalidade de observar as discussões acerca do Programa RP na formação inicial e continuada de professores da área de Ciências da Natureza e compreender o ser professor a partir a inserção no programa. Foram selecionados 49 trabalhos que atendiam aos objetivos propostos. O programa antecipa a experiência em sala de aula para o licenciando, neste sentido, contribui antes mesmo de formado para a formação profissional. Sinalizamos que o programa é de suma importância para os licenciandos ao auxiliar no processo de formação inicial e  continuada dos professores da área de Ciências da Natureza.

Publicado
15-10-2021