ADEQUAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL E INDICADORES DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO-RS

  • Krisla da Rosa Martins UFFS - Passo Fundo
  • Luana da Silva Vieira Discente do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Passo Fundo, RS.
  • Eva Brenda Santos Silva Discente do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Passo Fundo, RS.
  • Shana Ginar da Silva Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas. Residência Multiprofissional em Saúde. Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Passo Fundo, RS.
Palavras-chave: Saúde Materno-Infantil, Indicadores de Saúde, Cuidado Pré-Natal, Sistemas de Informações

Resumo

As políticas públicas de saúde no Brasil passaram por importantes transformações, tendo como um dos principais enfoques a redução nas taxas de morbimortalidade da população materno-infantil. Esse estudo teve como objetivo avaliar a adequação da assistência ao pré-natal nos, bem como, averiguar potenciais iniquidades desta adequação com indicadores sociodemográficos. Ainda, buscou descrever indicadores de saúde materna e infantil num intervalo de 10 anos. Trata-se de um estudo ecológico realizado de agosto de 2020 a julho de 2021, tendo como unidades de análise os municípios da Região do Planalto Médio, Rio Grande do Sul. Os dados foram extraídos do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), tendo como principal variável a adequação ao pré-natal. Observou-se que todos os cinco municípios apresentaram aumento em relação à taxa de adequação da assistência pré-natal no período de 2014 a 2019.  Observou-se que de 2009 a 2019 as taxas de mortalidade materna, neonatal precoce e tardia e infantil permaneceram estáveis ao longo do período. Importantes iniquidades sociodemográficas e de saúde foram observadas sendo mulheres mais jovens, de cor da pele preta, parda, indígena e amarela, de baixa escolaridade e vivendo sem companheiro aquelas com menor adequação da assistência pré-natal

Publicado
04-10-2021