TENDÊNCIA TEMPORAL DE MORTALIDADE POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO NA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO, RS: UMA ANÁLISE DE 2009 A 2019

  • Pâmela Sandri Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luiz Artur Rosa Filho
  • Elias Sato de Almeida
  • Shana Ginar da Silva
Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares. Indicadores de Morbimortalidade. Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Sistemas de Informação em Saúde.

Resumo

As doenças do aparelho circulatório (DAC) lideram as estatísticas de morbimortalidade no Brasil e no mundo. Este estudo teve como objetivo analisar a tendência temporal de mortalidade por DAC e as suas principais causas de óbito - doenças isquêmicas do coração (DIC), doenças cerebrovasculares (DCBV) e doenças hipertensivas (DHIP), no período de 2009 a 2019, no município de Passo Fundo, RS. Trata-se de um estudo de série histórica a partir de dados extraídos do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), entre novembro de 2020 e maio de 2021. Para a análise de tendência temporal, foi utilizado o modelo de regressão de Prais-Winsten. Observou-se estabilidade nas taxas de mortalidade por DAC para a população em geral (p= 0,939) e em ambos os sexos, além de um aumento exponencial nas taxas com o avanço da idade, registrando-se os maiores valores na faixa etária de 80 anos ou mais e no sexo masculino. A estabilidade também foi observada na mortalidade por DIC (p = 0,162) e DHIP (p= 0,243), em ambos os sexos. Observou-se decréscimo de 1 óbito/ano a cada 100 mil habitantes nas taxas de mortalidade por DCBV (p=0,005), que não foi verificada nas taxas estratificadas por sexo.

Publicado
30-09-2021