ENSINO DE CIÊNCIA - O DESENVOLVIMENTO DE UM SABER TECNOLÓGICO A PARTIR DO USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino e aprendizagem, Mídias móveis, Metodologia de ensino

Resumo

Atualmente, os recursos digitais estão tendo um destaque importante nas aulas, especialmente de Ciências e Biologia , pois possibilitam a apresentação dos conteúdos de maneira diferenciada auxiliando na compreensão dos sujeitos, dessa forma, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permitem a exploração de novas perspectivas para os processos de ensino e de aprendizagem, pois ao utilizar as novas tecnologias na sala de aula, o professor se desafia à novas mudanças e se aproxima do contexto e da atualidade do aluno, proporcionando assim, uma nova forma de ensinar e de aprender, (re)significando a prática docente e (re)estruturando os currículos escolares. Nesse viés, os aplicativos educacionais são uma alternativa viável e interessante para complementar atividades escolares, pois garantem praticidade e agilidade e possibilitam o desenvolvimento de atividades diferenciadas e dinâmicas, atraindo a atenção e o interesse dos alunos. Com isso, o presente trabalho tem o objetivo de descrever a criação de um aplicativo, que foi produzido a fim de auxiliar o professor de Ciências da Natureza no desenvolvimento de suas aulas. O aplicativo “Navegando na Ciência” constitui-se de um repertório de atividades que facilitam a prática docente, reunindo metodologias diferenciadas, como, textos de divulgação científica, jogos didáticos, modelos didáticos, relatos de experiência, entre outros. O trabalho é uma pesquisa qualitativa em Educação e o processo metodológico consistiu em construir um aplicativo por meio da plataforma Fábrica de aplicativos. Com a criação do aplicativo educacional busca- se auxiliar o professor na utilização dos recursos tecnológicos em sua formação e prática docente. Facilitando assim, o acesso a materiais do ensino de Ciências e Biologia como livros, revistas, artigos e jogos, de modo simples e seguro. Ao utilizar os materiais disponíveis no aplicativo, o professor aumenta suas possibilidades de diversificação e inovação de  métodos de ensino, das discussões e exploração dos conteúdos, visando uma (re)significação no modo de ensinar e de aprender.

Biografia do Autor

  • Tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo.

  • Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação nas Ciências. Docente do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC)-UFFS, campus Cerro Largo.

Downloads

Publicado

30-09-2021