ENSINO DE CIÊNCIA - O DESENVOLVIMENTO DE UM SABER TECNOLÓGICO A PARTIR DO USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA
Resumo
Atualmente, os recursos digitais estão tendo um destaque importante nas aulas, especialmente de Ciências e Biologia , pois possibilitam a apresentação dos conteúdos de maneira diferenciada auxiliando na compreensão dos sujeitos, dessa forma, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permitem a exploração de novas perspectivas para os processos de ensino e de aprendizagem, pois ao utilizar as novas tecnologias na sala de aula, o professor se desafia à novas mudanças e se aproxima do contexto e da atualidade do aluno, proporcionando assim, uma nova forma de ensinar e de aprender, (re)significando a prática docente e (re)estruturando os currículos escolares. Nesse viés, os aplicativos educacionais são uma alternativa viável e interessante para complementar atividades escolares, pois garantem praticidade e agilidade e possibilitam o desenvolvimento de atividades diferenciadas e dinâmicas, atraindo a atenção e o interesse dos alunos. Com isso, o presente trabalho tem o objetivo de descrever a criação de um aplicativo, que foi produzido a fim de auxiliar o professor de Ciências da Natureza no desenvolvimento de suas aulas. O aplicativo “Navegando na Ciência” constitui-se de um repertório de atividades que facilitam a prática docente, reunindo metodologias diferenciadas, como, textos de divulgação científica, jogos didáticos, modelos didáticos, relatos de experiência, entre outros. O trabalho é uma pesquisa qualitativa em Educação e o processo metodológico consistiu em construir um aplicativo por meio da plataforma Fábrica de aplicativos. Com a criação do aplicativo educacional busca- se auxiliar o professor na utilização dos recursos tecnológicos em sua formação e prática docente. Facilitando assim, o acesso a materiais do ensino de Ciências e Biologia como livros, revistas, artigos e jogos, de modo simples e seguro. Ao utilizar os materiais disponíveis no aplicativo, o professor aumenta suas possibilidades de diversificação e inovação de métodos de ensino, das discussões e exploração dos conteúdos, visando uma (re)significação no modo de ensinar e de aprender.
Copyright (c) 2021 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).