ENSINO DE CIÊNCIA - O DESENVOLVIMENTO DE UM SABER TECNOLÓGICO A PARTIR DO USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Formação de professores, Ensino e aprendizagem, Mídias móveis, Metodologia de ensino

Resumo

Atualmente, os recursos digitais estão tendo um destaque importante nas aulas, especialmente de Ciências e Biologia , pois possibilitam a apresentação dos conteúdos de maneira diferenciada auxiliando na compreensão dos sujeitos, dessa forma, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permitem a exploração de novas perspectivas para os processos de ensino e de aprendizagem, pois ao utilizar as novas tecnologias na sala de aula, o professor se desafia à novas mudanças e se aproxima do contexto e da atualidade do aluno, proporcionando assim, uma nova forma de ensinar e de aprender, (re)significando a prática docente e (re)estruturando os currículos escolares. Nesse viés, os aplicativos educacionais são uma alternativa viável e interessante para complementar atividades escolares, pois garantem praticidade e agilidade e possibilitam o desenvolvimento de atividades diferenciadas e dinâmicas, atraindo a atenção e o interesse dos alunos. Com isso, o presente trabalho tem o objetivo de descrever a criação de um aplicativo, que foi produzido a fim de auxiliar o professor de Ciências da Natureza no desenvolvimento de suas aulas. O aplicativo “Navegando na Ciência” constitui-se de um repertório de atividades que facilitam a prática docente, reunindo metodologias diferenciadas, como, textos de divulgação científica, jogos didáticos, modelos didáticos, relatos de experiência, entre outros. O trabalho é uma pesquisa qualitativa em Educação e o processo metodológico consistiu em construir um aplicativo por meio da plataforma Fábrica de aplicativos. Com a criação do aplicativo educacional busca- se auxiliar o professor na utilização dos recursos tecnológicos em sua formação e prática docente. Facilitando assim, o acesso a materiais do ensino de Ciências e Biologia como livros, revistas, artigos e jogos, de modo simples e seguro. Ao utilizar os materiais disponíveis no aplicativo, o professor aumenta suas possibilidades de diversificação e inovação de  métodos de ensino, das discussões e exploração dos conteúdos, visando uma (re)significação no modo de ensinar e de aprender.

Biografia do Autor

Tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências. Docente do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC)-UFFS, campus Cerro Largo.

Publicado
30-09-2021