A INFLUÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO RURAL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA CANTUQUIRIGUAÇU/PR E NOROESTE COLONIAL/RS

  • Jaine Gomes de Amorin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Janete Stoffel Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Desenvolvimento. Rural. Agricultura. Familiar.

Resumo

O tema da pesquisa trata da influência da agricultura familiar no desenvolvimento rural das regiões em que está inserida. O problema norteador consiste em identificar o desempenho de variáveis de dimensões demográficas, sociais, econômicas e ambientais, as quais indicam condições de desenvolvimento rural nos municípios estudados. Essas áreas estão estratificadas com base na participação da agricultura familiar na produção agropecuária municipal, conforme dados, em especial, dos dois últimos censos demográficos e agropecuários do IBGE. Procurar-se-á identificar de que modo a agricultura familiar vem contribuindo para a promoção do desenvolvimento rural nos municípios estudados, em um contexto brasileiro no qual, historicamente, o favorecimento em termos de políticas públicas foi para os produtores não familiares. A evolução da agricultura familiar nas Regiões do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu/PR e Noroeste Colonial/RS através dos anos e suas características atuais serão apresentadas com base em estudos bibliográficos e tratamento estatístico de dados secundários dos Censo Agropecuários de 2006 e 2017. Assim, a análise deve indicar se nos municípios em que há maior presença da agricultura familiar se fazem presente, melhores condições para o desenvolvimento rural.

Biografia do Autor

Jaine Gomes de Amorin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda de Ciências Econômicas (9º fase) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Laranjeiras do Sul (PR). Bolsista de Iniciação Científica, integrando o grupo de pesquisa em Desenvolvimento Regional (GPDR) da UFFS/Ls. Temas das pesquisas que venho realizando são vinculados ao desenvolvimento rural e regional, questão agrária e agricultura familiar.

Janete Stoffel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul/RS (2013). Mestre em Políticas e Projetos de Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004). Especialização Lato Sensu em Comércio Exterior (2002). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Professora do Magistério Superior, com 40 horas semanais e dedicação exclusiva na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Laranjeiras do Sul (PR). Experiência em gestão acadêmica coordenando curso de Ciências Econômicas na FAHOR (fevereiro de 2011 a setembro de 2013); na UFFS (fevereiro de 2014 a julho de 2015); Diretora do Campus da UFFS em Laranjeiras do Sul/PR no período de agosto de 2015 a agosto de 2019. Docente do Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e do curso de Ciências Econômicas da UFFS. Temas de pesquisa com os quais atuo, são aqueles vinculados ao desenvolvimento, em especial desenvolvimento regional, territorial, rural; políticas públicas e agricultura familiar.

Publicado
30-09-2021