O CONTO DO GRAAL E SUA DESCRIÇÃO SOBRE A CAVALARIA FRANCESA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XII E INÍCIO DO XIII.

  • Wesley Bruno Andretta UFFS Chapecó
  • Renato Viana Boy UFFS Chapecó
Palavras-chave: O Conto do Graal, Chrétien de Troyes, Cavalaria.

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a Cavalaria francesa da segunda metade do século XII e início do XIII. Ela busca apresentar os caminhos possíveis para compreender as descrições de Chrétien de Troyes, um grande romancista, poeta e novelista do século XII, cujas obras foram muito lidas e divulgadas na Europa do século XII e XIII, sobre a função política desse grupo militar. A fonte escolhida é a última obra do autor, intitulada Perceval ou O Conto do Graal (1185), por ser considerada como precursora da demanda do Graal e proporcionar uma descrição do ideário cavaleiresco e do jogo comportamental da Cavalaria. Tendo por base as concepções acerca das teorias e metodologias para lidar com os documentos literários, propostas por: Roger Chartier, no texto Literatura e História (2000), o texto O estudo da literatura medieval em alemão no Brasil à luz da Medievística Germanística (2005), de Álvaro Alfredo Bragança Júnior, adaptado ao estudo da literatura francófona, e a obra de Sandra Jatahy Pesavento, O Mundo Como Texto: leituras da História e da Literatura (2003). Esse conjunto de obras propõem pensar tais documentos para além do que cada obra expressa, sendo necessária a compreensão de uma série de informações a respeito do espaço de produção, da biografia do autor e da transição e apropriação das obras. Para compreender as relações da fonte com as preposições feitas acima, será utilizado as obras: A sociedade cavaleiresca (1977) de George Duby, A Cavalaria: A origem dos nobres guerreiros da Idade Média (1998) escrita por Jean Flori e A Cavalaria: Da Germânia Antiga à França do século XII (2007) de Dominique Barthélemy. Ademais, como a obra dispõe de finais alternativos escritos por outros poetas, dado a inexistência de um escrito pelo autor, será estendida a discussão a respeito da compreensão de Chrétien de Troyes em relação a Cavalaria, assimilada pelos autores da Terceira continuação e da Quarta continuação, respectivamente, Manessier e Gerbert de Montreuil. O estudo iniciou com uma discussão sobre as formas de lidar coma literatura, após foi realizada uma análise sobre o espaço de produção da obra, cenário utilizado e a suas influências, bem como sobre a relação dos autores com as cortes e com a Cavalaria. Todavia, com o objetivo de identificar os possíveis caminhos para compreender quais as concepções acerca da Cavalaria para os três autores mencionados, Chrétien de Troyes, Manessier e Gerbert de Montreuil.

Publicado
08-11-2021