USO DE FONTE ALTERNATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE IOGURTE VEGANO ADICIONADO DE INULINA
Palavras-chave:
Leite de coco, espessantes, veganismo, sinéreseResumo
O leite de coco possui diversas possibilidades de aplicações ainda pouco exploradas, as quais podem ser em escala doméstica ou industrial, o que o torna uma fonte alternativa ao leite para elaboração de produtos. A inserção de bebidas fermentadas como o iogurte na dieta apresenta entre os benefícios, a melhoria da ação de enzimas digestivas e da absorção de cálcio, fósforo e ferro. Entre as principais característica que definem o iogurte, estão a textura e homogeneidade do produto. Logo, para isso, podem ser adicionados espessantes, o que resulta em uma textura mais firme, diminuindo a sinérese e aumentando a aceitabilidade. Desta forma os espessantes carboximetilcelulose (CMC), ágar ágar e goma xantana foram testados de forma isolada e combinadas entre si, no leite de coco, para avaliar a sinérese durante o período de armazenamento, e assim determinar o melhor espessante a ser utilizado na elaboração de iogurte elaborado a partir de leite de coco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

