ESPERANÇA ENTRE HOMENS EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS
Palavras-chave:
Enfermagem oncológica; Cuidados Paliativos; Esperança; Espiritualidade; Metassíntese.Resumo
O processo de finitude de vida, ou o processo de morte e morrer tem vários significados, também é tido como um momento frio e doloroso, pois a aproximação da morte imprime nos adoecidos vários sentimentos como medo da dor, medo, solidão e desesperança. Porém é notório que cada paciente e familiares terão suas próprias experiências acerca deste momento. Objetivo: Analisar a esperança de homens que estão em cuidados paliativos e compreender, com base na literatura como ela influencia no processo de saúde e doença destes. Essa investigação é uma metassíntese qualitativa, utilizada para criar uma síntese interpretativa das evidências primárias qualitativas. Resultados: Considerando o exposto, na busca nas bases de dados foram utilizados nove artigos os quais se encaixam nas propostas da investigação. Com esta investigação é possível perceber o quanto a medicina tem a oferecer aos pacientes no que tange à cuidados de enfermagem nos cuidados paliativos. O cuidado paliativo por vezes pode ser relacionado à medidas improvisadas e remendadas, desqualificando a prática real dos cuidados paliativos. Por isso, se faz necessário uma prática baseada em evidência, e um cuidado centrado no paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).