DIDÁTICA E MEDIAÇÃO: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS EM EJA
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem como compromisso político a formação de sujeitos jovens, adultos e idosos, especialmente das camadas populares, historicamente excluídas e discriminadas em nossa sociedade, inclusive dos processos educativos. Neste sentido, esta investigação toma, como objetivo geral, elaborar e apresentar uma genealogia e cartografia conceitual, analítica e interpretativa sobre os temas Mediação e Didática na EJA, situando as abordagens teórico-metodológicas e o aprofundamento dos principais autores (as) e conceitos que referenciam tais investigações. Para tal, fora necessária para além da pesquisa bibliográfica, a pesquisa de Estado do Conhecimento, tendo como fonte de dados, os dados disponibilizadas pelo Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ou seja, o Portal de Periódicos CAPES/MEC. Diante desses achados, verifica-se que as categorias Mediação e Didática, apesar de serem amplamente propaladas e incorporadas nesses artigos, não são tratadas de forma detida e explícita como temática de pesquisa, ou seja, não se constituem em um espaço de discussão privilegiado. Desse modo, evidencia-se a necessidade de que se ocorram mais estudos nessas temáticas e o aprofundamento do debate sobre esses temas. Ao mesmo tempo, reafirma-se a importância do presente estudo, uma vez que, por meio dele, pretende-se contribuir para a construção de um conhecimento mais fecundo e coletivo nesse campo investigativo e, ainda constituir um corpus que possa sistematizar a visibilidade de produções, situando os fundamentos teórico-metodológicos do campo da Educação de pessoas Jovens e Adultas.
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