PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA PANDEMIA DE COVID-19 EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE PASSO FUNDO (RS).

  • Natacha Monteiro Gonçalves Instituto Estadual Cecy Leite Costa/ Discente
  • Myla Sasse Rinco
  • Nathyelle Maria de Oliveira Cândido
  • Gabriela Cassia Consalter
  • Renata dos Santos Rabello
Palavras-chave: Adolescentes, COVID-19, Educação em saúde, Prevenção e controle

Resumo

  • Objetivos: Descrever o conhecimento dos estudantes sobre ações para o enfrentamento da Pandemia de COVID-19 e as estratégias de prevenção e controle adotadas no espaço escolar. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal descritivo. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários eletrônicos para estudantes do ensino médio de uma escola da cidade de Passo Fundo, RS. Obteve-se informações sobre o conhecimento das estratégias de prevenção e controle vigentes, e as ações realizadas no espaço escolar para responder a pandemia. Realizou-se uma análise descritiva dos dados com apresentação da frequência relativa. Resultados: Foram incluídos 288 estudantes na amostra, que é composta majoritariamente por mulheres (63%) entre 15 e 18 anos de idade (81%). Em relação a ter conhecimento sobre a COVID-19 e os sintomas, 99% dos estudantes, afirmaram possuí-lo. Sobre as estratégias de prevenção, 98% dos entrevistados informaram ter conhecimento sobre isolamento/ distanciamento social, 95% sobre como realizar a lavagem regular das mãos com água e sabão e como realizar a higienização com álcool gel 70%. Sobre o papel da escola, 54% dos estudantes afirmaram terem sido orientados sobre fontes confiáveis para pesquisar informações sobre a doença, sintomas, complicações e controle da transmissão. Ainda, 64% afirmaram ter acesso a materiais informativos/ educativos divulgados pela escola, e 73% foram incentivados a tirar dúvidas sobre a doença. Conclusões: Após um ano de pandemia, os estudantes estão informados sobre as estratégias de enfrentamento da COVID19. Porém, o espaço escolar deve disponibilizar orientações específicas sobre a busca orientada de materiais informativos de qualidade sobre o tema.

Publicado
13-10-2021