GRUPOS DIEDRAIS E MÚSICA
Palavras-chave:
Criptografia, Pequeno Teorema de Fermat, Teoria de GruposResumo
A criptografia é uma técnica amplamente utilizada para a codificação de informações em diversas áreas, sendo fundamental para sistemas de segurança. Uma área de grande destaque é a música, na qual a criptografia está presente na codificação de uma sequência de acordes musicais. Neste contexto da cifragem/decodificação, este trabalho apresenta uma forma de codificação de informações consolidada, a criptografia RSA. Este tipo de criptografia é fundamentada em conceitos e resultados de teoria dos grupos, como o Teorema de Lagrange e o pequeno Teorema de Fermat. A criptografia RSA utiliza de ferramentas distintas para codificação e decodificação de uma mensagem, ou seja, possui respectivamente, uma chave pública e uma chave privada. Dessa maneira, a segurança desta técnica se encontra na dificuldade em descobrir a chave privada, a qual é desenvolvida de maneira que seus valores sejam primos e da ordem de 60 algarismos. O pequeno Teorema de Fermat é utilizado para filtrar os números primos e excluir os demais, simplificando a decodificação. Tendo em vista a dificuldade em quebrar uma criptografia, neste trabalho realiza-se um exemplo de codificação e decodificação de uma mensagem, com base no pequeno Teorema de Fermat.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).