AS REDES SOCIAIS E A COMUNICAÇÃO DAS FEIRAS NO RIO GRANDE DO SUL

  • Nathália Caroline Rossetto Escola de Ensino Médio Prof. João Germano Imlau
  • Eduardo Pavan Korf, Dr. Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Débora Regina Schneider Locatelli Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Marketing, Comunicação, Redes Sociais, Feira

Resumo

A internet é um ambiente com inúmeras possibilidades. As redes sociais conquistam cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas e das organizações, tanto para manter relacionamentos como a efetivação de negócios. O objetivo deste estudo foi diagnosticar de que maneira são utilizadas as redes sociais como forma de comunicação das feiras no Rio Grande do Sul com o intuito de auxiliar na elaboração do planejamento de marketing. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, a coleta de dados foi por observação realizada diariamente no Facebook e no Instagram. As feiras pesquisadas foram: Mercopar, Gramado Summit, Franquia Xperience, Fimma Brasil e Construsul, realizadas no Rio Grande do Sul, que a princípio seriam realizadas de outubro de 2020 a junho de 2021. Verificou-se que os organizadores das feiras fazem publicações variadas nas redes sociais, porém cada uma faz postagens visando atingir o seu público-alvo. Os posts, na maioria das vezes, são imagens de convites, informações e fotos das realizações passadas ou atuais das feiras. Porém, além das imagens, as páginas das feiras publicam vídeos (Reels ou IGTV) e postagens nos stories, o que são menos frequentes. Algumas feiras postam semanalmente enquanto outras fazem postagens diariamente.

Biografia do Autor

Nathália Caroline Rossetto, Escola de Ensino Médio Prof. João Germano Imlau

Aluna do ensino médio.

Eduardo Pavan Korf, Dr., Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor do magistério superior, Doutor em Engenharia Civil

Publicado
29-09-2021