AS REDES SOCIAIS E A COMUNICAÇÃO DAS FEIRAS NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
A internet é um ambiente com inúmeras possibilidades. As redes sociais conquistam cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas e das organizações, tanto para manter relacionamentos como a efetivação de negócios. O objetivo deste estudo foi diagnosticar de que maneira são utilizadas as redes sociais como forma de comunicação das feiras no Rio Grande do Sul com o intuito de auxiliar na elaboração do planejamento de marketing. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, a coleta de dados foi por observação realizada diariamente no Facebook e no Instagram. As feiras pesquisadas foram: Mercopar, Gramado Summit, Franquia Xperience, Fimma Brasil e Construsul, realizadas no Rio Grande do Sul, que a princípio seriam realizadas de outubro de 2020 a junho de 2021. Verificou-se que os organizadores das feiras fazem publicações variadas nas redes sociais, porém cada uma faz postagens visando atingir o seu público-alvo. Os posts, na maioria das vezes, são imagens de convites, informações e fotos das realizações passadas ou atuais das feiras. Porém, além das imagens, as páginas das feiras publicam vídeos (Reels ou IGTV) e postagens nos stories, o que são menos frequentes. Algumas feiras postam semanalmente enquanto outras fazem postagens diariamente.
Copyright (c) 2021 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).