AS REDES SOCIAIS E A COMUNICAÇÃO DAS FEIRAS NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Nathália Caroline Rossetto Escola de Ensino Médio Prof. João Germano Imlau
  • Eduardo Pavan Korf, Dr. Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Débora Regina Schneider Locatelli Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Marketing, Comunicação, Redes Sociais, Feira

Resumo

A internet é um ambiente com inúmeras possibilidades. As redes sociais conquistam cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas e das organizações, tanto para manter relacionamentos como a efetivação de negócios. O objetivo deste estudo foi diagnosticar de que maneira são utilizadas as redes sociais como forma de comunicação das feiras no Rio Grande do Sul com o intuito de auxiliar na elaboração do planejamento de marketing. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, a coleta de dados foi por observação realizada diariamente no Facebook e no Instagram. As feiras pesquisadas foram: Mercopar, Gramado Summit, Franquia Xperience, Fimma Brasil e Construsul, realizadas no Rio Grande do Sul, que a princípio seriam realizadas de outubro de 2020 a junho de 2021. Verificou-se que os organizadores das feiras fazem publicações variadas nas redes sociais, porém cada uma faz postagens visando atingir o seu público-alvo. Os posts, na maioria das vezes, são imagens de convites, informações e fotos das realizações passadas ou atuais das feiras. Porém, além das imagens, as páginas das feiras publicam vídeos (Reels ou IGTV) e postagens nos stories, o que são menos frequentes. Algumas feiras postam semanalmente enquanto outras fazem postagens diariamente.

Biografia do Autor

  • Nathália Caroline Rossetto, Escola de Ensino Médio Prof. João Germano Imlau

    Aluna do ensino médio.

  • Eduardo Pavan Korf, Dr., Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professor do magistério superior, Doutor em Engenharia Civil

Downloads

Publicado

29-09-2021