A ABORDAGEM E A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Franciele Cremer Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus cerro largo
  • Douglas Bassani
  • Letícia Barbieri Martins
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Educação problematizadora, Concepções de CTS, Recurso didático

Resumo

Este resumo expandido apresenta os resultados finais de uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca da coleção de livros didáticos de física do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio e o livro de ciências do 9° ano do ensino fundamental. Esses livros são utilizados nas escolas públicas na região missioneira. O objetivo desta pesquisa de caráter qualitativo é analisar qual a abordagem dada pelos livros em relação ao enfoque CTS e qual a contextualização imagética que eles trazem. Como metodologia foi utilizada a análise textual discursiva (ATD) e dessa análise emergiram quatro categorias: 1) Concepções de neutralidade da CT.; 2) Valores incorporados nos produtos científico-tecnológicos; 3) Sustentabilidade e impactos ambientais; 4) Perspectivas ampliadas de CT. Bem como, a análise imagética dos mesmos livros, na qual, chegamos a um quantitativo de 2 categorias:1) Meio Ambiente; 2) Problematizações. A partir da análise dessas categorias podemos observar que o enfoque CTS ainda em alguns momentos está sendo pouco discutido nos livros didáticos.

Biografia do Autor

Letícia Barbieri Martins

Acadêmica do curso de Física- Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). No momento, atua como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências - SESu/MEC/FNDE). Pesquisou como a não neutralidade da Ciência- Tecnologia tem-se apresentado nas configurações curriculares e nas práticas educativas com enfoque CTS que tratam da Educação Ambiental na Educação Básica, apresentadas em periódicos da área de Educação em Ciências. No momento, tem pesquisado a abordagem e a contextualização de Ciência-Tecnologia-sociedade em livros didáticos de Física da Educação Básica. Participa dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM/UFFS).

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2009), Mestre em Educação (2012) e Doutora em Educação (2016) na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas pela UFSM. Atualmente é Professora Adjunta III na área de Ensino de Física e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Integra o Grupo de Estudos Temáticos Ciência-Tecnologia-Sociedade (GETCTS), vinculado ao Centro de Educação da UFSM e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas (GEPPEPP), vinculados à UFFS. Atua na área de Educação em Ciências/Física, com ênfase em Currículo, Abordagem Temática, Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS), Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. É Editora de Seção de Ensino de Física da Revista Insignare Scientia (RIS). É bolsista CAPES do Programa Residência Pedagógica, coordenando o subprojeto RP Biologia, Física e Química.

Publicado
27-09-2021