A ABORDAGEM E A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este resumo expandido apresenta os resultados finais de uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca da coleção de livros didáticos de física do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio e o livro de ciências do 9° ano do ensino fundamental. Esses livros são utilizados nas escolas públicas na região missioneira. O objetivo desta pesquisa de caráter qualitativo é analisar qual a abordagem dada pelos livros em relação ao enfoque CTS e qual a contextualização imagética que eles trazem. Como metodologia foi utilizada a análise textual discursiva (ATD) e dessa análise emergiram quatro categorias: 1) Concepções de neutralidade da CT.; 2) Valores incorporados nos produtos científico-tecnológicos; 3) Sustentabilidade e impactos ambientais; 4) Perspectivas ampliadas de CT. Bem como, a análise imagética dos mesmos livros, na qual, chegamos a um quantitativo de 2 categorias:1) Meio Ambiente; 2) Problematizações. A partir da análise dessas categorias podemos observar que o enfoque CTS ainda em alguns momentos está sendo pouco discutido nos livros didáticos.
Copyright (c) 2021 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).