A ABORDAGEM E A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Educação problematizadora, Concepções de CTS, Recurso didáticoResumo
Este resumo expandido apresenta os resultados finais de uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca da coleção de livros didáticos de física do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio e o livro de ciências do 9° ano do ensino fundamental. Esses livros são utilizados nas escolas públicas na região missioneira. O objetivo desta pesquisa de caráter qualitativo é analisar qual a abordagem dada pelos livros em relação ao enfoque CTS e qual a contextualização imagética que eles trazem. Como metodologia foi utilizada a análise textual discursiva (ATD) e dessa análise emergiram quatro categorias: 1) Concepções de neutralidade da CT.; 2) Valores incorporados nos produtos científico-tecnológicos; 3) Sustentabilidade e impactos ambientais; 4) Perspectivas ampliadas de CT. Bem como, a análise imagética dos mesmos livros, na qual, chegamos a um quantitativo de 2 categorias:1) Meio Ambiente; 2) Problematizações. A partir da análise dessas categorias podemos observar que o enfoque CTS ainda em alguns momentos está sendo pouco discutido nos livros didáticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).