NECESSIDADES FORMATIVAS RELACIONADAS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SÉCULO XXI, A PARTIR DA COMPREENSÃO DE RESIDENTES PARTICIPANTES DE UM SUBPROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • India Aline de Almeida Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Barbara Grace Tobaldini de Lima
Palavras-chave: Formação de professores. Acadêmicos. Experiências.

Resumo

Este trabalho é produto de uma pesquisa que teve como objetivo compreender, na perspectiva dos acadêmicos participantes de um subprojeto da Residência Pedagógica o que é preciso para ser um professor de Ciências, do século XXI. A pesquisa é documental e desenvolvida a partir da análise dos relatórios produzidos por sete residentes, todos com atividades realizadas em um colégio estadual, de nível médio, de uma cidade do interior do Paraná, nomeada nesta pesquisa de “Colégio Amadeu”. O material foi analisado com base nos pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) e com o auxílio do software ATLAS.ti. Após a análise, teve como resultado a mobilização das necessidades para o exercício profissional a partir da participação do subprojeto e ao longo da formação com as suas experiências.
Publicado
19-10-2021