NECESSIDADES FORMATIVAS RELACIONADAS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SÉCULO XXI, A PARTIR DA COMPREENSÃO DE RESIDENTES PARTICIPANTES DE UM SUBPROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Este trabalho é produto de uma pesquisa que teve como objetivo compreender, na perspectiva dos acadêmicos participantes de um subprojeto da Residência Pedagógica o que é preciso para ser um professor de Ciências, do século XXI. A pesquisa é documental e desenvolvida a partir da análise dos relatórios produzidos por sete residentes, todos com atividades realizadas em um colégio estadual, de nível médio, de uma cidade do interior do Paraná, nomeada nesta pesquisa de “Colégio Amadeu”. O material foi analisado com base nos pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) e com o auxílio do software ATLAS.ti. Após a análise, teve como resultado a mobilização das necessidades para o exercício profissional a partir da participação do subprojeto e ao longo da formação com as suas experiências.Copyright (c) 2021 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).