DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Bruna Miecoanski UFFS
  • Janice Teresinha Reichert Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: App Inventor; Aplicativo; Matemática; Educação Básica.

Resumo

A tecnologia é indispensável na sociedade atual e necessária na educação, sendo o Pensamento Computacional (PC), apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um eixo de inclusão da tecnologia na Educação Básica. O PC objetiva resolver um problema de forma criativa, utilizando fundamentos da computação, de tal modo que a execução dessa solução possa ser realizada por uma máquina ou uma pessoa. Desse modo, uma forma de abordagem do PC é por meio da utilização de linguagem de programação em blocos de encaixe, sendo o App Inventor uma ferramenta que apresenta esta linguagem e é utilizado para o desenvolvimento de aplicativos.

Neste sentido, o App Inventor é a ferramenta utilizada nesta pesquisa, objetivando apresentá-lo como uma possibilidade de ensino, contemplando conceitos do PC e habilidades da BNCC, por meio do desenvolvimento de aplicativos sobre objetos do conhecimento da Matemática. Essa pesquisa de cunho teórico com posterior estudo de caso, apresenta a ferramenta e dois dos aplicativos desenvolvidos, bem como uma breve caracterização dos mesmos. Concluindo, que o desenvolvimento de aplicativos com o App Inventor corrobora com as diretrizes da BNCC e permite um primeiro com a linguagem de programação aos alunos.

Publicado
14-10-2021