DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A tecnologia é indispensável na sociedade atual e necessária na educação, sendo o Pensamento Computacional (PC), apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um eixo de inclusão da tecnologia na Educação Básica. O PC objetiva resolver um problema de forma criativa, utilizando fundamentos da computação, de tal modo que a execução dessa solução possa ser realizada por uma máquina ou uma pessoa. Desse modo, uma forma de abordagem do PC é por meio da utilização de linguagem de programação em blocos de encaixe, sendo o App Inventor uma ferramenta que apresenta esta linguagem e é utilizado para o desenvolvimento de aplicativos.
Neste sentido, o App Inventor é a ferramenta utilizada nesta pesquisa, objetivando apresentá-lo como uma possibilidade de ensino, contemplando conceitos do PC e habilidades da BNCC, por meio do desenvolvimento de aplicativos sobre objetos do conhecimento da Matemática. Essa pesquisa de cunho teórico com posterior estudo de caso, apresenta a ferramenta e dois dos aplicativos desenvolvidos, bem como uma breve caracterização dos mesmos. Concluindo, que o desenvolvimento de aplicativos com o App Inventor corrobora com as diretrizes da BNCC e permite um primeiro com a linguagem de programação aos alunos.
Copyright (c) 2021 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).