A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL E AS (RE)CONFIGURAÇÕES DE SEU TRABALHO
Resumo
A pesquisa buscou analisar como se constitui, como profissional, o professor de Língua Portuguesa e como ele constrói, em meio a esse contexto educacional, o qual é permeado de prescrições, de representações diversas e no qual se dá o trabalho real, (re)configurações sobre sua atividade. A análise se baseou no quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que entende a linguagem como uma forma de produção social, a partir da qual é possível modificar o meio em que se está inserido, como também os actantes que nele atuam. Nessa perspectiva, objetivou-se observar, a partir do ISD, as relações entre linguagem e trabalho docente que ocorrem num contexto discursivo, no qual se desenvolvem atividades sociais, atividades de linguagem e ações de linguagem. Assim, os textos produzidos no e sobre o ensino de Língua Portuguesa permitiram conhecer a motivação pela escolha do curso, a descrição do perfil do “bom professor”, as características essenciais do professor de Língua Portuguesa, as ações ou procedimentos consideradas cruciais para uma prática pedagógica eficaz do professor de linguagem e a concepção de linguagem do professor da área e sua relação com os aspectos metodológicos vinculados ao ensino de língua materna.
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