APRENDIZAGEM CONCEITUAL DE FUNÇÕES

  • Anderson Piva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lúcia Menoncini UFFS
  • Pedro Augusto Pereira Borges UFFS
Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino de Funções, Pré-cálculo, Teoria dos Campos Conceituais

Resumo

O problema da reprovação em Cálculo tem recebido significativa atenção dos educadores matemáticos. Como tentativa de solução, a oferta de disciplinas pré-cálculo diminuiu a reprovação em Cálculo, porém apresentou os mesmos índices de reprovação, o que indica que o problema não estava na complexidade dos conceitos de Cálculo, mas nos seus pré-requisitos, particularmente, o conceito de função (Barufi, 1999). A literatura mostra que o problema não é simples, devido à confluência de variáveis dos campos epistemológico, cognitivo, sociocultural e econômico, cujo produto é a concepção algorítmica de Matemática, a aprendizagem por memorização e a alienação dos conceitos, por desconhecimento dos seus sentidos e significados. Assim, diante deste cenário, o trabalho pretende investigar como alunos da primeira fase do curso de Matemática - Licenciatura elaboram o campo conceitual de funções no ambiente tradicional de aprendizagem, ou seja, em sala de aula, durante uma edição do componente curricular Matemática C, bem como indicar orientações para a elaboração de novos materiais de ensino. 

Publicado
08-11-2021