APRENDIZAGEM CONCEITUAL DE FUNÇÕES
Resumo
O problema da reprovação em Cálculo tem recebido significativa atenção dos educadores matemáticos. Como tentativa de solução, a oferta de disciplinas pré-cálculo diminuiu a reprovação em Cálculo, porém apresentou os mesmos índices de reprovação, o que indica que o problema não estava na complexidade dos conceitos de Cálculo, mas nos seus pré-requisitos, particularmente, o conceito de função (Barufi, 1999). A literatura mostra que o problema não é simples, devido à confluência de variáveis dos campos epistemológico, cognitivo, sociocultural e econômico, cujo produto é a concepção algorítmica de Matemática, a aprendizagem por memorização e a alienação dos conceitos, por desconhecimento dos seus sentidos e significados. Assim, diante deste cenário, o trabalho pretende investigar como alunos da primeira fase do curso de Matemática - Licenciatura elaboram o campo conceitual de funções no ambiente tradicional de aprendizagem, ou seja, em sala de aula, durante uma edição do componente curricular Matemática C, bem como indicar orientações para a elaboração de novos materiais de ensino.
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