A POLÍTICA EDUCACIONAL DA BNCC E AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E A MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.

  • Mateus Henrique Zeiser Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Nilce Fátima Scheffer Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Políticas Públicas; BNCC; Ensino e aprendizagem da Matemática; Tecnologias Digitais.

Resumo

Este trabalho busca analisar o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto a presença e sentido em relação ao uso de Tecnologias Digitais no Ensino Fundamental anos finais. Promove também reflexões a respeito de políticas educacionais brasileiras de inclusão digital que influenciaram na construção da Base: o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO), Parâmetros Curriculares Nacionais de 2014 (PCNs) e o projeto Educação com Computador (EDUCOM). O estudo é qualitativo, tem por metodologia de coleta de dados a análise documental,  e já conta com alguns resultados parciais. A análise do documento até este momento da pesquisa, aponta a predominância de termos em seu texto que enfatizam o Software e Planilhas eletrônicas, nas habilidades das Áreas Temáticas de Geometria e de Probabilidade e Estatística. No texto relativo às competências específicas para a matemática no documento da Base, ocorre também, termos que se referem à inclusão digital relacionados aos processos de modelar e resolver problemas do cotidiano, e que auxiliam na visualização e representação geométrica. Essa pesquisa no momento atual, se torna relevante  pois as tecnologias digitais estão a cada dia mais presentes nas atividades cotidianas, e por isso merecem atenção no âmbito escolar. 

Publicado
14-10-2021