ANÁLISE DO POTENCIAL USO DA SG PARA PRODUÇÃO DE ETANOL
Palavras-chave:
Resíduo, Biomassa, Etanol, Biocombustíveis, OtimizaçãoResumo
O etanol, um biocombustível produzido a partir de recursos renováveis, se apresenta como uma fonte de energia alternativa aos combustíveis fósseis, que são poluentes e finitos. Neste trabalho foi analisado o potencial da SG, uma matéria-prima sem aplicações produtivas ou alimentícias, para a produção de etanol de segunda geração. Para este fim, primeiramente foi realizada uma análise físico-química da SG e, posteriormente, a otimização da hidrólise ácida da SG, para a obtenção da maior quantidade possível de açúcares redutores, que podem ser fermentados e transformados em etanol. Através da otimização da hidrólise ácida, foi obtido como resultado um rendimento de 254,10 mg de açúcares redutores por g de SG, confirmando o potencial da SG para a produção de etanol.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).

