O PENSAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS COLOMBIANOS

  • Letiane Lopes da Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- Campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Pensamento; Agir Crítico; Ensino de Ciências; Formação Cidadã.

Resumo

A promoção do Pensamento Crítico (PC) vem sendo considerada como fundamental para a educação contemporânea, pois busca a formação de sujeitos capazes de refletir sobre suas ações. Se faz necessário o uso de estratégias didáticas que desenvolvam esse pensamento nas aulas de Ciências, àquelas estratégias didáticas que possibilitam ao aluno pensar, argumentar e criticar. Logo, a presente pesquisa possui abordagem qualitativa, de análise documental realizada com três Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (LDCEF) da Colômbia - CO, com o intuito de verificar o caráter pedagógico das atividades, em relação ao potencial para a promoção do PC. As estratégias tradicionais foram classificadas na Categoria Informativa (109:1073), atividades didáticas com potencial de promover o PC, quando bem mediadas pelo professor, foram agrupadas na Categoria Exploratória (888:1073), enquanto que as atividades com potencial orientado para a promoção do PC foram classificadas na Categoria Reflexiva/Crítica (76:1073). Diante da análise, considera-se um resultado satisfatório, pois constatou-se que a grande maioria das atividades apresentam uma boa proposta pedagógica e possuem potencial de desenvolver o PC em Ciências, no entanto, enfatiza-se que é necessário o professor ser mediador do processo de ensino e aprendizagem, somente assim ocorrerá a formação de um sujeito reflexivo e crítico.

Publicado
14-10-2021