A INCLUSÃO NA ESCOLA BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR
Resumo
Resumo: Este projeto teve o objetivo de investigar como a temática da inclusão é trabalhada pelo professor, tendo em vista um contexto de prescrições, de representações diversas e de trabalho real que perpassam a prática desse profissional. Nesse sentido, tendo em vista a importância da formação numa perspectiva de educação inclusiva, acreditamos que é preciso proporcionar aos professores momentos de reflexão, de diálogos coletivos e de formação com profissionais específicos de diversas áreas, a fim de desenvolver não só sua capacidade teórica sobre problemáticas que subjazem a prática docente, mas também de promover a autonomia desse profissional, o qual se sentirá mais seguro ao desempenhar sua atividade, o que pode ser a garantia de um ensino para todos. Para tal análise, foi feito o uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) o qual se volta para a investigação dos contextos de trabalho docente. A vinculação à teoria justifica-se pelo fato de considerarmos as relações entre linguagem e trabalho, isto é, por nos interessarmos pelos textos que são produzidos pelos profissionais acerca de sua atividade. Além disso, acreditamos que é preciso ter mais conhecimento sobre o trabalho docente antes de qualquer tipo de avaliação. Com relação aos aspectos metodológicos da pesquisa, para compreendermos o trabalho docente foi necessário tomar como objeto de análise não as condutas diretamente observáveis desses profissionais, mas os textos que são produzidos acerca dessa atividade. No caso específico, analisamos como os textos produzidos sobre a inclusão podem auxiliar não só a compreender o trabalho do professor, mas também enfrentar aspectos relacionados à temática no ambiente escolar. Com relação aos aspectos metodológicos da pesquisa, os sujeitos da pesquisa foram professores da Educação Básica, especificamente, profissionais da educação das redes de ensino da região de abrangência da UFFS, Cerro Largo. Assim, no que diz respeito ao instrumento gerador de dados a serem analisados, feito por meio de um questionário, o qual tinha como conteúdo temático principal a inclusão. Primeiramente, realizamos uma análise pré-textual, a qual focalizou a investigação do contexto sociointeracional mais amplo além de analisar a situação de produção de linguagem. Em um segundo momento, tratamos da análise textual a partir de três níveis: o organizacional, o enunciativo e o semântico. Nessa perspectiva, buscamos observar, a partir do ISD, as relações entre linguagem e trabalho docente que ocorrem em um contexto discursivo, no qual se desenvolvem atividades sociais, atividades de linguagem e ações de linguagem. Focalizamos, nesse sentido, as (re) configurações sobre o trabalho com a inclusão. Acreditamos que a análise dos dados permitirá não só visualizarmos questões importantes sobre aspectos relacionados ao trabalho do professor com relação à temática da inclusão, como também possibilitará compartilhar os resultados com os docentes envolvidos na pesquisa, propiciando um contexto de reflexão crítica coletiva sobre o tema da inclusão e da formação docente.
Palavras-chave: Trabalho docente, Inclusão, Educação Básica.
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