O PAPEL DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLÓGICAS)

  • Naiára Berwaldt Wust UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Graciela Paz Meggiolaro
  • Roque Ismael da Costa Güllich
Palavras-chave: diário de formação; formação de professores; ensino de ciências; narrativas.

Resumo

A constituição da docência exige um perfil pesquisador, reflexivo e crítico, que pode ser influenciado desde a formação inicial de professores, contudo, trata-se de participar ativamente do processo, sendo autor e ator no processo. O objetivo deste trabalho é compreender a centralidade da Investigação-Ação (IA) nos processos de formação inicial de professores de Ciências (Biológicas), analisando as concepções de IA, a partir da análise do DF. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo narrativa e documental, a qual foi analisada 47 DF de licenciandos os quais cursaram os Componentes Curriculares de Práticas de Ensino no ano de 2020, sendo analisadas 237 narrativas.  A análise demonstrou concepções de IA: IA Técnica (153:237); IA Prática (67:237) e IA Emancipatória/crítica (11:237); em relação aos níveis de reflexão obteve-se: Descritivo (118:237); Explicativo/Analítico (55:237) e Reflexivo/Valorativo (64:237) e na análise sobre o conteúdo da reflexão: Avaliação (17:237); Educação (73:237); Aula Remota (28:237); Metodologia de ensino (73:237) e Autorreflexão (46:237). Considera-se a reflexão desencadeada pela IA essencial para a formação dos novos professores, por meio do processo de desenvolvimento de narrativas em diários de formação como meio de melhoria e transformação da formação docente em Ciências.

Publicado
18-10-2021