O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO
Palavras-chave:
atividades experimentais; ensino de física; materiais de baixo custo.Resumo
No território brasileiro é perceptível uma grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem de variadas disciplinas didáticas; entre elas está a disciplina de física. Na Educação brasileira, persistem diversos entraves e deficiência no processo de ensino-aprendizagem de física, entre elas evidenciamos o tradicional método didático-pedagógico de condução das aulas; a exclusividade quando se fala em material didático que é dada aos livros; o obsoleto currículo da formação básica dos docentes; baixa carga horária destinada ao ensino da física dentro das escolas; o despreparo dos educadores e dos profissionais da área da educação e também a falta de aulas laboratoriais experimentais.
Em um aprendizado ideal o estudante deve ser capaz de integrar os conhecimentos científicos estudados e aprendidos em aula com os fenômenos físicos que acontecem no dia a dia, para isso podem ser utilizadas diferentes ferramentas e abordagens didático-metodológicas, como a proposição de experimentos didáticos, possibilitando uma montagem interativa em meio aos estudantes, e uma demonstração mais adequada de conceitos e fenômenos físicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).