O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO

  • Claudio Clauderson Xavier Universidade Federal da Fronteira Sul campus laranjeiras do sul
  • Vivian Machado de Menezes
  • Daniele Guerra da Silva
Palavras-chave: atividades experimentais; ensino de física; materiais de baixo custo.

Resumo

  No território brasileiro é perceptível uma grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem de variadas disciplinas didáticas; entre elas está a disciplina de física. Na Educação brasileira, persistem diversos entraves e deficiência no processo de ensino-aprendizagem de física, entre elas evidenciamos o tradicional método didático-pedagógico de condução das aulas; a exclusividade quando se fala em material didático que é dada aos livros; o obsoleto currículo da formação básica dos docentes; baixa carga horária destinada ao ensino da física dentro das escolas; o despreparo dos educadores e dos profissionais da área da educação e também a falta de aulas laboratoriais experimentais.

 Em um aprendizado ideal o estudante deve ser capaz de integrar os conhecimentos científicos estudados e aprendidos em aula com os fenômenos físicos que acontecem no dia a dia, para isso podem ser utilizadas diferentes ferramentas e abordagens didático-metodológicas, como a proposição de experimentos didáticos, possibilitando uma montagem interativa em meio aos estudantes, e uma demonstração mais adequada de conceitos e fenômenos físicos.

       

 

 

 

 

 

Publicado
20-10-2021