DEGRADAÇÃO FOTOQUÍMICA DO CONTAMINANTE EMERGENTE TRICLOSAN UTILIZANDO LUZ UV/H2O2
Palavras-chave:
Cinéticas, Fármacos, Fotodegradação, Processos oxidativos avançadosResumo
O presente trabalho buscou avaliar a utilização de um processo oxidativo avançado baseado na radiação UV e UV/H2O2 para degradação do contaminante emergente triclosan em efluente sintético. Para isto, foram estudados os efeitos de concentração do contaminante, especiação química e quantidade de oxidante, sobre a eficiência do sistema. As análises quantitativas ocorreram por cromatografia líquida de alta eficiência, e a minerelização do contaminante alvo foi determinada por carbono orgânico total. Os resultados mostram boa eficiência de oxidação, sendo o processo direto em pH 9,4 mais indicado para degradação do contaminante, não sendo necessária a utilização de agentes oxidantes. O sistema não mostrou ser capaz de mineralizar completamente o contaminante até 270 min de exposição, sendo então sugerida a formação de fotoprodutos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).