AVALIAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS ÍNDICES DE PRECIPITA-ÇÃO APLICADOS AO DIMENSIONAMENTO DA REDE DE DRENAGEM URBANA DO NOROESTE GAÚCHO

Palavras-chave: Curvas IDF, Desagregação, Equações IDF, Precipitação

Resumo

O conhecimento de como ocorrem e como se distribuem os fenômenos de precipitações são importantes para o planejamento e dimensionamento de projetos de engenharia. Este estudo teve como objetivo obter curvas e equações IDF para a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, utilizando dados do INMET dos municípios de Santa Rosa, Santo Augusto, Cruz Alta e São Luiz Gonzaga. Onde foram utilizados dois métodos de desagregação de dados de precipitação, o método proposto pela CETESB e o método proposto por Robaina e Peiter. Desta forma, foram obtidas as curvas IDF e equações por ambos os métodos, onde foi verificado que por ambos os métodos se obteve valores de precipitações diferentes, podendo ser justificado pelo fato de ambos os métodos utilizam coeficientes diferentes. Se pressupõe que os valores obtidos pelo método proposto por Robaina e Peiter sejam os mais adequados, visto que os coeficientes de desagregação são para o estado do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Juliana Marques Schöntag, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na área de Infraestrutura para Saneamento. Possui pós-doutorado (PNPD - CAPES/2015-2017) no programa de Eng. Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Eng. Ambiental (2015) e Mestrado em Metrologia Científica e Industrial (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É engenheira civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Têm experiência profissional em obras e materiais.

Publicado
24-09-2021