AVALIAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS ÍNDICES DE PRECIPITA-ÇÃO APLICADOS AO DIMENSIONAMENTO DA REDE DE DRENAGEM URBANA DO NOROESTE GAÚCHO
Palavras-chave:
Curvas IDF, Desagregação, Equações IDF, PrecipitaçãoResumo
O conhecimento de como ocorrem e como se distribuem os fenômenos de precipitações são importantes para o planejamento e dimensionamento de projetos de engenharia. Este estudo teve como objetivo obter curvas e equações IDF para a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, utilizando dados do INMET dos municípios de Santa Rosa, Santo Augusto, Cruz Alta e São Luiz Gonzaga. Onde foram utilizados dois métodos de desagregação de dados de precipitação, o método proposto pela CETESB e o método proposto por Robaina e Peiter. Desta forma, foram obtidas as curvas IDF e equações por ambos os métodos, onde foi verificado que por ambos os métodos se obteve valores de precipitações diferentes, podendo ser justificado pelo fato de ambos os métodos utilizam coeficientes diferentes. Se pressupõe que os valores obtidos pelo método proposto por Robaina e Peiter sejam os mais adequados, visto que os coeficientes de desagregação são para o estado do Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).