OS MODOS DE USO E DE COMPREENSÃO ACERCA DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.
Resumo
Este trabalho contempla a temática da linguagem na formação inicial de professores da área do Ensino de Ciências. Nossa intenção consistiu em visualizar como tal temática tem sido abordada nas pesquisas da área e para tanto selecionamos como local de busca o portal de periódico da Capes. A pesquisa é de cunho qualitativo e se caracteriza como uma revisão bibliográfica e para a análise utilizamos a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para duas categorias emergentes: a) finalidade do uso da linguagem – contemplando três aspectos: a.1) interação entre professor e aluno, com destaque para a importância da mediação do professor; b.1) a apropriação da linguagem científica pelo aluno por meio do uso da leitura e da escrita e; c.1) a significação da linguagem científica como condição para a aprendizagem e, a segunda categoria b) contemplou a concepção de linguagem, na qual ficou mais evidenciado a importância das especificidades da linguagem científicaa e a indicação sobre a importância do diálogo acerca da linguagem na formação inicial.
Copyright (c) 2021 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).