BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO TECNOLOGIA DE CUIDADO PARA CRIANÇAS QUE VIVENCIAM O PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO
Resumo
Introdução: o ingresso no hospital para uma cirurgia acarreta intervenções traumáticas e procedimentos invasivos e dolorosos. Objetivo: identificar a literatura científica produzida acerca do uso do Brinquedo Terapêutico com crianças que vivenciam o período perioperatório. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram incluídos os estudos que tivessem seus resumos disponíveis nas bases de dados, na íntegra, online e gratuitos, em português, inglês ou espanhol. Foram excluídos os estudos em forma de teses, dissertações, monografias e revisões narrativa, integrativa e sistemática da literatura. A busca ocorreu entre novembro de 2020 a fevereiro de 2021, nas bases de dados: SciELO, LILACS, MEDLINE, SCOPUS e CINAHL. Utilizou-se os descritores: jogos e brinquedos, criança hospitalizada, ludoterapia, enfermagem pediátrica, criança, e brinquedo. Resultados: Encontrou-se três temas: Utilização do brinquedo terapêutico no período pré-operatório; Utilização do brinquedo terapêutico no período pós-operatório; e Utilização do brinquedo terapêutico no período perioperatório. Os estudos apontaram que a utilização do BT no preparo de crianças submetidas à cirurgia torna o processo menos traumático, estabelecendo uma relação terapêutica com os profissionais de enfermagem. Conclusão: A utilização do BT no período perioperatório se mostrou um recurso terapêutico eficaz na redução da ansiedade e minimização de sentimentos negativos presentes na cirurgia.
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