RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO E À PENETRAÇÃO DE SOLOS ARGILOSOS DO OESTE CATARINENSE SUBMETIDOS A DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO.

  • Nordei Rodriguês Universidade Federal da Fronteira Sul
  • João Alfredo Braida Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Palavras-chave: Agricultura Familiar. Pastoreio Rotativo. Qualidade Física do Solo. Agregados do Solo.

Resumo

No Oeste Catarinense, região de solos argilosos, de relevo movimentado e precipitação pluviométrica elevada, tem se observado aumento da produção de leite a pasto, especialmente em unidades de produção da agricultura familiar, nas quais a disponibilidade de área para produção é pequena. Nestas condições, em geral, se observa intensificação da degradação física do solo por compactação superficial, potencializando riscos de danos ambientais, por erosão hídrica e inundações, e de prejuízos econômicos aos agricultores. Neste contexto, o presente trabalho objetiva avaliar a qualidade física do solo, em glebas de terra submetidas ao uso com pastagens, lavoura anual e com mata natural, em três unidades de produção da agricultura familiar do Oeste Catarinense. A avaliação será realizada mediante determinação da resistência à penetração do solo, no campo, e do ensaio de cisalhamento direto, no laboratório, em amostras coletadas em quatro profundidades, de modo a obter a coesão, o coeficiente de atrito interno e a resistência dos agragados do solo. Também serão coletadas amostras para avaliação da granulometria, do teor de matéria orgânica e atributos químicos do solo (CTC, pH, teores de P, K, Ca, Mg, Al e H). Espera-se obter informações que contribuam para conhecer os reflexos do uso intensivo de solos argilosos sobre sua qualidade física; melhor compreender os efeitos do sistema de manejo de pastagens sobre a qualidade física do solo, nas condições edafoclimáticas do Oeste Catarinense, de modo propor possíveis ajustes e melhorias do sistema para adequá-lo à realidade regional. Neste artigo não serão apresentados resultados, uma vez que os trabalhos de campo e laboratório foram interrompidos, em março de 2020, em função da Pandemia COVID19.

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO E À PENETRAÇÃO DE SOLOS ARGILOSOS DO OESTE CATARINENSE SUBMETIDOS A DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO. 

Publicado
07-10-2020