INVESTIGAÇÃO DA FORÇA DE ADESÃO ENTRE PARTÍCULAS E UMA SUPERFÍCIE PLANA USANDO A TÉCNICA CENTRÍFUGA.

  • Matheus Henrique Marques UFFS - Laranjeiras do Sul
  • Marcieli Karina Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Jeferson Da Silva Correa Junior Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Marcos Alceu Felicetti Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: adesão, interação partícula-superfície, técnica centrífuga, compressão, descompressão, Óxido de Cálcio

Resumo

Em todos os processos de produção a eficiência é um dos fatores mais importantes, principalmente em relação ao aspecto econômico. Portanto, todas as espécies de perda são indesejáveis em qualquer indústria que busca alta eficiência. No que diz respeito à produção de alimentos, fármacos, principalmente quando há uso de tubulações, a adesão entre materiais pulverulentos (pós) e a superfície de equipamentos pode causar perda significativa às indústrias. Adesão pode ser entendida como a atração entre dois corpos sólidos com superfícies de contato comuns produzida pela existência de forças atrativas intermoleculares de ação a curta distância (Charlaixs e Crassous, 2005).

Para estudos efetivos sobre força de adesão entre determinado material e uma superfície é imprescindível que as propriedades de ambos sejam conhecidas, uma vez que essas forças atrativas dependem das mesmas.

Diferentes métodos e técnicas experimentais forem desenvolvidos durante anos, afim de determinar a força de adesão entre partículas e uma superfície (Krupp, 1967; Boehme, Krupp, Rabenhorst e Sandstede, 1962; Lodge, 1983), entre os quais, a técnica Centrífuga (Otsuka, Iida, Danjo e Sunada, 1988; Booth e Newton, 1987; Otsuka, Iida, Danjo e Sunada, 1983; Podczeck et al., 1995; Shimada et al., 2000; Zhou et al., 2003 e Takeuchi, 2006) tem sido amplamente difundida e utilizada. Sendo esta a técnica utilizada nesse trabalho.

Publicado
07-10-2020