INVESTIGAÇÃO DA FORÇA DE ADESÃO ENTRE PARTÍCULAS E UMA SUPERFÍCIE PLANA USANDO A TÉCNICA CENTRÍFUGA.
Resumo
Em todos os processos de produção a eficiência é um dos fatores mais importantes, principalmente em relação ao aspecto econômico. Portanto, todas as espécies de perda são indesejáveis em qualquer indústria que busca alta eficiência. No que diz respeito à produção de alimentos, fármacos, principalmente quando há uso de tubulações, a adesão entre materiais pulverulentos (pós) e a superfície de equipamentos pode causar perda significativa às indústrias. Adesão pode ser entendida como a atração entre dois corpos sólidos com superfícies de contato comuns produzida pela existência de forças atrativas intermoleculares de ação a curta distância (Charlaixs e Crassous, 2005).
Para estudos efetivos sobre força de adesão entre determinado material e uma superfície é imprescindível que as propriedades de ambos sejam conhecidas, uma vez que essas forças atrativas dependem das mesmas.
Diferentes métodos e técnicas experimentais forem desenvolvidos durante anos, afim de determinar a força de adesão entre partículas e uma superfície (Krupp, 1967; Boehme, Krupp, Rabenhorst e Sandstede, 1962; Lodge, 1983), entre os quais, a técnica Centrífuga (Otsuka, Iida, Danjo e Sunada, 1988; Booth e Newton, 1987; Otsuka, Iida, Danjo e Sunada, 1983; Podczeck et al., 1995; Shimada et al., 2000; Zhou et al., 2003 e Takeuchi, 2006) tem sido amplamente difundida e utilizada. Sendo esta a técnica utilizada nesse trabalho.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).