OS LEGADOS DO VER-SUS E DO PET-SAÚDE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE
Resumo
O objetivo geral é analisar o legado do Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), a partir das representações sociais sobre os desafios e possibilidades das metodologias ativas para educação e (trans)formação interprofissional em saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, em uma abordagem qualitativa, que utilizou como eixo epistemológico e analítico a problematização e a pedagogia crítica em Paulo Freire, e como referencial teórico-metodológico, a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Os participantes foram 15 estudantes de cursos da área de saúde. Como técnica de coleta de dados, foi utilizada a entrevista acompanhada por formulário semi-estruturado. O formulário de coleta de dados foi subdividido em três partes. As representações sociais dos estudantes da área de saúde indicam que ainda há muito rótulo e estereótipos, à luz do senso comum, sobre o que são metodologias ativas, ou seja, estas continuam restritas à ferramentas/técnicas específicas, e não à lógica pedagógica.
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