OS LEGADOS DO VER-SUS E DO PET-SAÚDE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE

  • Maiqueli Eduarda Dama Mingoti
  • Gilnei Fitler Soares
  • Cláudio Claudino da Silva Filho Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó
Palavras-chave: Formação profissional em saúde; Sistema Único de Saúde; Universidade; Currículo; Interprofissionalidade.

Resumo

O objetivo geral é analisar o legado do Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), a partir das representações sociais sobre os desafios e possibilidades das metodologias ativas para educação e (trans)formação interprofissional em saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, em uma abordagem qualitativa, que utilizou como eixo epistemológico e analítico a problematização e a pedagogia crítica em Paulo Freire, e como referencial teórico-metodológico, a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Os participantes foram 15 estudantes de cursos da área de saúde. Como técnica de coleta de dados, foi utilizada a entrevista acompanhada por formulário semi-estruturado. O formulário de coleta de dados foi subdividido em três partes. As representações sociais dos estudantes da área de saúde indicam que ainda há muito rótulo e estereótipos, à luz do senso comum, sobre o que são metodologias ativas, ou seja, estas continuam restritas à ferramentas/técnicas específicas, e não à lógica pedagógica.

Biografia do Autor

Cláudio Claudino da Silva Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês, Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tutor e Coordenador do Grupo Enfermagem no PET Saúde / GraduaSUS 2016-2018. Integrante do Coletivo de Coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense. Pesquisador dos Grupos/CNPq: “Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES)”, "Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde" em Florianópolis-SC (EDEN/PEN/UFSC), e "Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva" (NESCO/UNIVASF).  Coordenador Adjunto de Cultura e Professor Adjunto dos cursos de graduação em Enfermagem, Pedagogia e Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), CampusChapecó-SC. E-mail: claudio.filho@uffs.edu.br

 

Publicado
08-10-2020