AVALIAÇÃO DO BEM-ESTAR DE EQUINOS NO EXERCÍCIO DE LAÇO COMPRIDO
Resumo
Os equinos são muito utilizados em competições tradicionalistas no país, que representam atividades culturais e esportivas. O objetivo foi avaliar o efeito do exercício de laço comprido no bem-estar dos equinos. Foram utilizados 10 equinos adultos, fêmeas, exercitados em prova simulada de laço comprido com protótipo bovino mecânico conduzido por motocicleta. Os animais foram avaliados no repouso no início da manhã (R1) e antes do exercício (R2) e no exercício: logo após (E1), 30 minutos (E2), 4h (E3) e 24h (E4) após as cinco corridas sequenciais. Foram avaliados os parâmetros fisiológicos (frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura retal), ambientais (temperatura e humidade do ar), hemograma e a atividade da enzima creatina quinase. O bem-estar dos equinos foi avaliado com a escala de avaliação de bem-estar em equídeos atletas. Foi realizado teste t pareado comparando-se os demais momentos com o R1, com p=0,05. Houve aumento transitório das variáveis fisiológicas, perfil eritrocitário e leucócitos totais, com rápido retorno aos valores basais. Na escala de bem-estar todos os animais apresentaram escore inferior a três, indicando boas condições de bem-estar. Conclui-se que o exercício simulado de laço comprido produz alterações discretas e transitórias nos parâmetros fisiológicos e hematológicos sem prejuízo ao bem-estar animal.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).