AS PESSOAS TRANS E SEUS ITINERÁRIOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): EM BUSCA DO DIREITO DE (RE)EXISTIR
Resumo
O objetivo geral da pesquisa é analisar o cuidado à saúde das pessoas trans no Sistema Único de Saúde (SUS) em Chapecó- SC e Região, entrelaçando seus itinerários de vida, formativos e de cuidado em busca do Direito de (re)existir. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Os participantes foram 15 profissionais de saúde dos diversos serviços que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) em Chapecó, Santa Catarina. Respeitaram-se as premissas éticas e legais para pesquisa envolvendo seres humanos, baseando-se nas Resoluções 466/2012, e 510/2016, com aprovação ética pelo CEP/UFFS. Além disso, foi desenvolvida uma revisão integrativa de literatura. Os estudos apontam que as pessoas trans continuam sendo um grupo de elevadas vulnerabilidades em relação ao restante da comunidade LGBTQIA+. As metodologias demonstram que as pessoas trans são estudadas ainda majoritariamente a partir de “olhares externos”, como pela perspectiva (unidirecional) de profissionais de saúde. Já na etapa de campo, as entrevistas com profissionais de saúde demonstraram que o universo da comunidade LGBTQIA+ e das pessoas trans continua muito envolto em rótulos e estereótipos socialmente construídos, e que muitas vezes inconscientemente, também em preconceitos que podem ser geradores (involuntários?) de discriminações em saúde.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).