IDENTIDADE DE GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL, COMUNIDADE LGBTQIA+ E PESSOAS TRANS: O QUE PENSAM E COMO AGEM DISCENTES UNIVERSITÁRIOS(AS) DA ÁREA DA SAÚDE

  • Sofia Belfort Bomfim
  • Arthur Dellazeri Cortez
  • Eduarda Luiza Maciel da Silva
  • Eduarda Vaz Oliveira
  • Cláudio Claudino da Silva Filho Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó
Palavras-chave: saúde coletiva; pessoas transgênero; políticas públicas de saúde; currículo; formação profissional em saúde

Resumo

No Brasil, apesar da previsão de políticas públicas para o atendimento em saúde da comunidade LGBTQIA+, ainda há grande lacuna nesse acesso, particularmente devido à falta de acolhimento dos profissionais da área. Como sua atuação é desenvolvida a partir da formação, é importante entender como o itinerário acadêmico influencia suas práticas. Dessa maneira, o estudo pretende compreender as Representações Sociais, saberes e práticas de discentes universitários(as) em cursos da área de saúde sobre identidade de gênero, orientação sexual e a comunidade LGBTQIA+, com ênfase para pessoas trans. Para isso, foi realizada entrevista semiestruturada com dez discentes da área, trazendo, posteriormente, as impressões geradas a partir delas, com base na Teoria das Representações Sociais. Como resultado, foi possível identificar as diferentes representações dos universitários(as) acerca do tema e que, apesar do anseio deles por esse debate, o assunto ainda é pouco trabalhado em seus cursos. Além disso, percebeu-se a necessidade de busca por diferentes estratégias pedagógicas que os aproximem das particularidades dessa população, além de treinamento dos docentes nesse aspecto. Sendo assim, infere-se que, apesar do assunto ainda ser pouco abordado e de haver um longo caminho para essa aproximação com a academia, o interesse dos discentes pode facilitar esse processo.

Biografia do Autor

Cláudio Claudino da Silva Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês, Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tutor e Coordenador do Grupo Enfermagem no PET Saúde / GraduaSUS 2016-2018. Integrante do Coletivo de Coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense. Pesquisador dos Grupos/CNPq: “Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES)”, "Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde" em Florianópolis-SC (EDEN/PEN/UFSC), e "Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva" (NESCO/UNIVASF).  Coordenador Adjunto de Cultura e Professor Adjunto dos cursos de graduação em Enfermagem, Pedagogia e Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), CampusChapecó-SC. E-mail: claudio.filho@uffs.edu.br

 

Publicado
08-10-2020